Descrição de chapéu Opinião

Na Sobra: Ex-Fla pode virar Vinícius 'Negueba' Júnior

Encostado, atacante não emplaca e é cobrado pelo técnico Zinedine Zidane

São Paulo

Eu relutei por um bom tempo, mas chegou o momento de botar o dedo na ferida. Desde que o atacante Vinícius Júnior começou a sua trajetória com a camisa do Real Madrid, a massa de não rubro-negros trata o garoto, que chegou à Europa aos 18 anos como estrela, pejorativamente como novo Negueba.

Guilherme Ferreira Pinto, o Negueba, hoje com 27 anos, pintou como sensação no Flamengo. Antes de chegar ao profissional, o novato fez um dos gols do título da Copa São Paulo de 2011.

Jogador de camisa branca com a boca aberta
O atacante brasileiro Vinicius Junior sofre com a pressão no Real Madrid e perdeu o espaço até nas opções no banco de reservas - Gabriel Bouys - 18.jan.20/AFP

No ano seguinte, o atleta sofreu no ambiente conturbado na Gávea e começou a cair em descrédito. Em 2013, Negueba foi emprestado para o São Paulo, mas, por causa de uma grave contusão no joelho direito, demorou oito meses para jogar. Foi devolvido ao Flamengo naquele mesmo ano.

Sem espaço no clube, Negueba começou a ser cigano da bola. Passou por Coritiba, Grêmio, Atlético-GO, Ponte Preta e Londrina. Há dois anos está no Gyeongnam, equipe da Coreia do Sul.

Pouco dias após o seu segundo jogo como profissional, Vinícius Júnior, então com 16 anos, foi anunciado, em maio de 2017, como jogador do Real Madrid. O valor acertado na época foi de 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões).

Após um ano e meio no clube merengue, e a exigente torcida madrilena já perdeu a paciência. Se na temporada 2018/2019 Vinícius Júnior participou de 36 jogos e anotou oito gols, na primeira metade do segundo ano foram 19 jogos e apenas dois tentos anotados.

Há tempo e jogos de sobra para garoto superar o desempenho do primeiro ano, mas o atacante, que perdeu espaço para o ex-santista Rodrygo, só atuou em cinco das últimas dez partidas. Por causa disso cresceram os rumores de que o Real Madrid iria emprestá-lo nesta janela de transferência de janeiro. O técnico Zinedine Zidane descartou essa hipótese, mas alfinetou o brasileiro. “Ele tem que ser ambicioso.” Ou seja, se não mudar, podemos ver a profecia se materializar na forma de Vinícius ‘Negueba’ Júnior.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.