Santos é reprovado em Itu antes de clássico com o Palmeiras

Em jogo encarado como teste de confiança antes de maratona, Peixe volta a jogar mal e perde por 2 a 0

Miro Neto
São Paulo

No seu último teste antes da maratona de jogos em um mês que inclui dois clássicos e Libertadores, o Santos foi reprovado. Após uma semana que teve até reunião de Jesualdo Ferreira com os jogadores para buscar progressos, a equipe voltou a ter desempenho pífio e foi derrotada pelo Ituano por 2 a 0, fora de casa. 

O Peixe segue na liderança do Grupo A do Paulistão, mas não fez nenhum gol nas duas últimas partidas contra adversários da parte de baixo da tabela. Um cenário preocupante para a série de confrontos grandes que está se aproximando. 

Lucas Veríssimo tenta se antecipar ao goleiro do Ituano Pegorari, do Ituano; Peixe jogou muito mal novamente e perdeu fora de casa pelo Paulistão
Lucas Veríssimo tenta se antecipar ao goleiro do Ituano Pegorari, do Ituano; Peixe jogou muito mal novamente e perdeu fora de casa pelo Paulistão - Ivan Storti/Santos FC

Nos primeiros minutos da partida em Itu, o Santos pressionou e quase abriu o placar com o zagueiro Lucas Veríssimo, que fez sua estreia na temporada. Com marcação no campo de ataque, o time sinalizava uma postura mais intensa, diferente daquela demonstrada no último jogo. Porém, o ritmo frenético durou pouco, foi ilusório. Aos 11min, Yago César, livre de marcação, abriu o placar para os mandantes em chute de fora da área e, então, o confronto tomou um novo rumo. 

Com mais posse de bola, o Peixe passou a repetir as fragilidades demonstradas na partida contra a Ferroviária. A equipe trocava passes até a intermediária e não conseguia dar sequência mais à frente. Diego Pituca, responsável por fazer o jogo fluir, via-se constantemente sem alternativas e tinha de dar toques laterais ou para trás. Os momentos mais insinuantes partiam de lances individuais de Soteldo. 

O quadro ficou ainda mais crônico aos 26min, quando o Ituano ampliou em novo chute de fora da área. O veterano Corrêa encobriu o goleiro Everson em cobrança de falta. Apenas nos instantes finais da primeira etapa, o Peixe conseguiu ter chances, oriundas dos pés dos seus principais jogadores, Soteldo e Sánchez. 

Com as entradas de Jean Mota e do jovem Renyer, a equipe repetiu na segunda etapa o roteiro da primeira. Começou incisiva, mas não foi capaz de sustentar o ritmo, empalidecendo com o passar do tempo. As melhores oportunidades de gol foram em um chute de Felipe Jonatan e duas conclusões de Jean Mota, uma delas na trave. 

No sábado, o Peixe fará clássico contra o Palmeiras como mandante, no Pacaembu, pressionado. O desafio será voltar a fazer gols, vencer e ganhar confiança para a estreia na Libertadores contra o Defensa y Justiça, na Argentina, no dia 3 de março.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.