Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: Em meio à pandemia do coronavírus não deve haver brincadeira de mau gosto

Jogador da NBA tira sarro, mas põe em risco saúde de outras pessoas

São Paulo

A Organização Mundial da Saúde classificou o novo coronavírus como pandemia, quando a doença já está disseminada em nível mundial. Isso significa que o vírus já cruzou fronteiras nos quatro cantos do mundo e é preciso tomar medidas rígidas para contê-lo.

O pivô francês Rudy Gobert debochou do trabalho de contenção do coronavírus e agora está infectado
O pivô francês Rudy Gobert debochou do trabalho de contenção do coronavírus e agora está infectado - Benjamin Cremel - 29.jun.17/AFP

Portanto, não cabe no momento brincadeiras de mau gosto, como a feita pelo pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, da NBA. Na segunda-feira (9), no fim de uma entrevista coletiva, ele tirou sarro das medidas tomadas pelas autoridades e disse que não tinha o coronavírus, tocando em todos os microfones dos jornalistas antes de sair da sala.

O ato poderia não ser grande coisa não fosse o fato de ele ter sido diagnosticado com o Covid-19 dois dias depois. Como o período de incubação do vírus é de 14 dias, é possível que tenha passado a doença para os profissionais da imprensa.

Assim como ele, há muita gente que brinca com a situação e acaba atrapalhando quem trabalha sério para evitar um mal maior.

Foi o caso do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou na terça-feira (10), durante discurso em Miami (EUA), que a “questão do coronavírus” não era “isso tudo” e se tratava muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia no mundo todo.

Ao contrário de Gobert, já se passaram dois dias e o presidente não teve o diagnóstico da doença, mas um de seus braços direitos, o secretário especial de Comunicação da presidência, Fabio Wajngarten, sim.

Wajngarten, por sinal, esteve presente nos encontros de Bolsonaro com o presidente americano Donald Trump, o que gerou um clima de apreensão geral.

Trump também estava com um discurso cético, minimizando a extensão do problema. Até que o Covid-19 bateu na sua porta e ele teve de tomar uma atitude, suspendendo por um mês viagens da Europa para os EUA para tentar conter a propagação.

A crise é grave e preocupa mais quando atinge idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, seriedade e responsabilidade é o mínimo que se espera de todos.​

Sebastião Claudinei Queiroz
Sebastião Claudinei Queiroz

47 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.