Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Padre Júlio Lancellotti apoia protesto de torcedores

Religioso é ativo nas campanhas pela democracia e contra o fascismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dizem que ela existe pra ajudar, dizem que ela existe pra proteger... Alô, povão, agora é fé! A avenida Paulista foi palco ontem de mais uma democrática manifestação das torcidas de futebol contra o fascismo, o racismo e o presidente que mantém um militar como "interino-efetivo" no ministério da Cloroquina (ex-pasta da Saúde). Como de hábito, não teve aquelas cenas explícitas de carinho e cumplicidade entre policiais e manifestantes que são sempre registradas em atos criminosos, fascistas e anticonstitucionais, que pedem "AI-5", "intervenção militar", "ditadura", "fechamento do STF e do Congresso".

O padre Julio Lancellotti durante partilha para necessitados na paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca
O padre Julio Lancellotti durante partilha para necessitados na paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca - @padrejulio.lancelotti no Instagram

Conhecido pela defesa corajosa dos mais pobres e pelo ódio que desperta nos cristãos sem Cristo ("fui formado na escola de Dom Paulo Evaristo Arns"), o padre Júlio Lancellotti falou com exclusividade à coluna e engrossou o coro de apoio aos torcedores. "Todos que lutam contra o fascismo têm o meu apoio. Tem a rivalidade, mas os torcedores democratas de todos os clubes estão unidos na luta maior contra o fascismo".

Sem torcer por ninguém "gosto de todos os clubes, principalmente quando eles se posicionam na luta do povo", o padre também virou alvo do ódio de bolsonaristas desde que postou em sua rede social "padre antifascista", o símbolo das torcidas antifascistas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos e uma terceira arte com um boneco corinthiano descendo a porrada na suástica nazista.

"Eles acham que isso incentiva a violência, quando violência é compactuar com o fascismo. Os fascistas são contra os torcedores e me xingam porque querem o totalitarismo."

Aos cristãos com Cristo e todos que se preocupam com o próximo podem fazer uma doação à paróquia do padre: Banco Bradesco, agência 0299, c/c: 034857-0, CNPJ: 63.089.825/0097-96. Mais informações no Instagram @padrejulio.lancellotti e no site www.oarcanjo.net/site/. Quem preferir pode doar alimentos, roupas e cobertores diretamente na paróquia São Miguel Arcanjo (rua Taquari, 1.100, Mooca), de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h.

Padre Antônio Vieira: "Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras".

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Padre Julio Lancellotti apoia a campanha das torcidas dos clubes paulista contra o Fascismo
Padre Julio Lancellotti apoia a campanha das torcidas dos clubes paulista contra o Fascismo - @padrejulio.lancelotti no Instagram
O padre Julio Lancellotti publica no Instagram imagem da luta contra o Fascismo
O padre Julio Lancellotti publica no Instagram imagem da luta contra o Fascismo - @padrejulio.lancelotti no Instagram
O padre Julio Lancellotti publicou no Instagram o logotipo da luta contra o fascismo
@padrejulio.lancelotti no Instagram
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.