Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Futebol mata nossa ex-língua portuguesa - parte 5

"No meu tempo, o tal do 'ritmista' era simplesmente o jogador-chave", diz Pasquale

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

São Paulo

Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada... Alô, povão, agora é fé! Com todo o respeito a Marty McFly, trilogia é para os fracos! Hoje, eu e o professor Pasquale fechamos a nossa "pentalogia analfabetês-futebolês".

Da série "Mooca é Mooca, o resto é bairro", quem é juventino-raiz sabe que, na Javari, seja no gol da Ju-Jovem, no do Setor 2 ou nas sociais, onde o seu Antonio vende cannoli, não tem fronhice pós-moderna!

Antonio Pereira Garcia, o seu Antonio, vende seus  tradicionais cannoli durante jogo do Juventus na Rua Javari
Antonio Pereira Garcia, o seu Antonio, vende seus tradicionais cannoli durante jogo do Juventus na Rua Javari - Bruno Santos - 5.out.19/Folhapress

Verbete 13) RITMISTA

Definição afetada: "É a peça que é imbuída da missão de alternar a tática da equipe, ora dando velocidade na impulsão da marcação alta, ora cadenciando o recuo das linhas para atuar em 20 metros".

Vitão: "Tá tirando o Mangueirense aqui? Só de Anhembi, truta, são três anos de Gaviões, dois de Vila Maria [tamos juntos, ala do Favella] e quatro de Leandro de Itaquera".

Pasquale: "No meu tempo, o tal do 'ritmista' era simplesmente o jogador-chave, o ponto de equilíbrio, o jogador que cadencia o ritmo do time".

14) MAPA DE CALOR

Definição afetada: "Áreas percorridas por um atleta, na construção ou na reposição, incluindo os três terços do campo".

Vitão: "Essa é teta: é aquele bagulho que jornalistas do tempo mostram no telejornal. Aliás, sou fã da tricolor Laura Ferreira e pirava na Maju falando do efeito El Niño".

Pasquale: "Ué!? Cada uma! Será que isso não é 'correr o campo todo'? Salvo engano, isso é feito pelo velho e bom 'motorzinho' do time, aquele que 'joga em todas'".

15) CONSTRUTOR

Definição afetada: "É o 'player' que tem um papel central em todo o estratagema tático propositivo por ser a peça da construção, o pilar principal do jogo apoiado".

Vitão: "Em respeito ao Caio Ribeiro, que ensinou que a gente deve só falar de futebol, vou lavar as mãos e não falar nada dessas tretas aí de construção de estádio, Lava Jato e tal".

Pasquale: "Outra invencionice. Será que esse jogador não é o 'cérebro' do time, o armador?"

Obrigado, Pasqua!

Graciliano Ramos: "Não há talento que resista à ignorância da língua".

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.