Portuguesa tem a última cartada para ser campeã no ano do centenário

Equipe estreia nesta quarta-feira na Copa Paulista para retornar ao calendário nacional

São Paulo

A Copa Paulista terá início nesta quarta-feira (4). A competição estadual será a última chance de a Portuguesa terminar o ano do centenário com um título conquistado. Para isso, o clube apostou todas as suas fichas em reforços e, principalmente, na manutenção da comissão técnica que fez uma grande campanha na Série A-2 do Paulistão.

"É um torneio difícil, mas mantivemos a nossa filosofia de trabalho. Nossa estrutura foi mantida e nosso elenco, penso eu, está melhor do que no Paulistão. Vamos brigar pelo título, que é o nosso objetivo. Queremos uma vaga na Série D do Brasileirão", diz Antonio Carlos Castanheira, atual presidente da Lusa, ao Agora.

Um dos reforços da Portuguesa para a disputa da Copa Paulista, o zagueiro Diego Jussani foi um dos destaques da A-2
Um dos reforços da Portuguesa para a disputa da Copa Paulista, o zagueiro Diego Jussani foi um dos destaques da A-2 - Dorival Rosa/Portuguesa

Um dos principais responsáveis pelo bom desempenho da Portuguesa na Série A-2, Fernando Marchiori segue no comando técnico do time e almeja resultados ainda melhores no torneio.

"Quando se está na Portuguesa, sempre se pensa em títulos. Conseguimos montar um time muito bom, com boas peças e dentro do nosso orçamento", comenta o técnico.

Por ser o ano do centenário e pelo longo jejum de títulos, o treinador acredita que essa possa ser uma boa oportunidade de resgatar a história da Lusa. "Estamos em um processo de resgate de credibilidade. Além disso, nosso torcedor está sedento por conquistas e para ver a Portuguesa de volta aos grandes campeonatos."

O time passou por algumas mudanças e contou com a vinda de grandes nomes para reforçar o elenco. Entre eles está o experiente zagueiro Diego Jussani, que conta com passagens pelo Bahia, América-MG e Guarani, e que foi eleito o melhor zagueiro da última Série A-2 quando atuava pelo XV de Piracicaba.

"Eu sou movido a desafios e a Portuguesa é dos maiores na minha carreira. É um clube grande, uma camisa pesada, que está no ano de seu centenário e que tem um grande projeto. Eu vim para ajudar a mudar a história desse gigante", diz o novo defensor do time.

Para reforçar ainda mais a zaga, a Lusa trouxe Diego Sacoman, ex-Corinthians e Ponte Preta, que jogou a A-2 pelo Juventus da Mooca.

"O elenco que está sendo montado, claramente, visa o título da competição e fiquei surpreso com o que eu vi. Eu sempre joguei contra, desde a base, e sempre foi muito duro enfrentar a Portuguesa. Como sou de São Paulo, sei o tamanho do time e pra mim é gratificante vestir essa camisa no centenário", comenta Sacoman.

Fernando Marchiori segue como o técnico da Portuguesa após uma boa campanha na Série A-2 do Campeonato Paulista
Fernando Marchiori segue como o técnico da Portuguesa após uma boa campanha na Série A-2 do Campeonato Paulista - Dorival Rosa/Portuguesa

O torneio contará com 20 times no total, divididos em cinco grupos com quatro cada, que se enfrentam em dois turnos na primeira fase. Estarão classificados para as oitavas —com partidas de ida e volta— os três melhores de cada grupo, além do melhor lanterna. A Copa Paulista está programada para acabar no dia 23 de dezembro, data do jogo de volta da final.

Conforme acordado com a Federação Paulista de Futebol, todos os clubes participantes farão semanalmente testes da Covid-19 nos elencos e comissões técnicas. Todo o custo será arcado pela entidade.

Sem arrecadação com bilheteria, já que os jogos não poderão contar com público, o atrativo para a disputa da Copa Paulista são os prêmios para os finalistas: uma vaga na Série D do Brasileirão e uma na Copa do Brasil. O campeão escolhe a vaga de sua preferência e o vice fica com a outra.

Juventus mescla atletas da base com experiência

Após o término da Série A-2 do Paulistão, quando caiu nas quartas de final para o São Bernardo, o Juventus anunciou que não participaria desta edição da Copa Paulista. Logo depois, o clube reviu a sua decisão e optou por disputá-la.

Porém, para isso, o time decidiu apostar em grande parte do elenco com atletas das categorias de base e alguns nomes mais experientes remanescentes da última competição estadual.

Cristian (à esq.) conversa com o técnico Marcel Barbosa; o meio-campista é um dos remanescentes do Juventus que disputou a Série A-2 do Paulista
Cristian (à esq.) conversa com o técnico Marcel Barbosa; o meio-campista é um dos remanescentes do Juventus que disputou a Série A-2 do Paulista - Ale Vianna/CA Juventus

Entre estes está o veterano Cristian, de 37 anos, que foi um dos principais destaques na Série A-2. "Sou muito grato ao Juventus por me dar essa oportunidade de poder voltar a jogar. Aconteceu tudo naturalmente, mas com muito trabalho, sofrimento e muita dedicação", diz o meia ao Agora.

O atleta já tem claro na sua cabeça o objetivo dentro da competição. "A gente busca o título e colocar o Juventus na vitrine de novo. Queremos colocar o clube em uma Série D do Brasileirão ou na Copa do Brasil, coisa que não acontece há muitos anos".

Depois da saída de Alex Alves, que ficou mais de dois anos e meio no comando do time, o clube fez uma aposta caseira em Marcel Barbosa, que está à frente das categorias de base desde 2014.

"Estou encarando como o grande desafio da minha vida. Quero iniciar bem a competição e gradativamente pensar nas outras fases e, claro, em um título", conclui o técnico.

Sérgio Guedes é a aposta do Água Santa

A derrota para o Palmeiras na última rodada do Paulistão decretou o rebaixamento do Água Santa para a Série A-2 do próximo ano. De lá para cá, mais de três meses se passaram e muitas coisas mudaram.
Entre as principais está o comando técnico do time. Para a disputa da Copa Paulista, o Netuno decidiu apostar em Sérgio Guedes, que vem de um longo e vitorioso trabalho pela Portuguesa Santista.

O técnico Sérgio Guedes irá comandar o Água Santa na disputa da Copa Paulista deste ano
O técnico Sérgio Guedes irá comandar o Água Santa na disputa da Copa Paulista deste ano - Michael Sanches/Água Santa

"Minha meta é criar um time competitivo, sólido e sabedor do que precisa fazer. Sei das dificuldades, mas são as possibilidades que me motivam", diz o experiente treinador ao Agora.

O principal objetivo do comandante é resgatar a credibilidade e mostrar que o time pode brigar por algo a mais na competição.

"Espero uma reação positiva de imediato para que a gente possa lutar pelo campeonato, que é o desejo da maioria dos times. A expectativa é buscar um cenário nacional e aumento de receita para o Água Santa.

XV quer esquecer traumas para levar o título

Depois de cair por três anos seguidos na semifinal da Série A-2 do Paulistão e bater na trave pelo acesso, e ser vice-campeão da Copa Paulista na última temporada, o XV de Piracicaba quer deixar os traumas no passado e mira a conquista do título do torneio estadual.

O técnico Moisés Egert tentará levar o XV de Piracicaba ao título da Copa Paulista após deixar o título escapar na última temporada
O técnico Moisés Egert tentará levar o XV de Piracicaba ao título da Copa Paulista após deixar o título escapar na última temporada - Michel Lambstein/XV de Piracicaba

Para isso, o clube foi atrás de um velho conhecido que deixou saudades: Moisés Egert. "Foram 8 anos até a minha volta. Sou o mesmo Moisés de antes, com a mesma identidade e maneira de ser, mas acredito que melhor como profissional", comenta o técnico ao Agora.

Em sua primeira passagem ele garantiu o XV na elite estadual. Depois de sair, Egert levou a Copa Paulista pelo Noroeste (2012) e Linense (2015). "Nós sabemos o caminho, mas não existe fórmula mágica. É uma chance de colocar o nome na história", completa.

No elenco, o experiente zagueiro Douglas Marques é um dos principais destaques. "Vamos sempre pensar em título, em algo grande com essa camisa", diz.

COPA PAULISTA 2020

1ª rodada

Quarta-feira (4)

15h

Rio Preto x Novorizontino
15h Audax x Inter Limeira
15h Primavera x XV Piracicaba
15h Port. Santista x Ponte Preta
15h Juventus x São Bernardo
15h Nacional x Água Santa
15h Guarani x Portuguesa
17h Comercial x Ferroviária
17h Velo Clube x Atibaia

Quinta-feira (5)

17h Marília x Botafogo
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.