Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: PeRfEiTO! - Velocidade máxima contra o atraso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lewis Hamilton está na pista hostil correndo por si e também pelos seus e por todos nós que não aceitamos a manutenção da mecânica que mantém o homem como um mero empregado da máquina de fazer mais dinheiro para bancar a manutenção da engrenagem desigual.

Quem sonha para si o sonho de todos não pega o atalho curto, egoísta e covarde que foca apenas no resultado individual do trabalho. Ao contrário, segue no caminho coletivo, paradoxalmente, lutando sozinho contra toda uma estrutura que objetiva impedir mudanças de posições e tenta impedir a chegada do negro já na largada.

Se todas as retas aceleram chacinando o futuro no sentido que a corrida leve ao mesmo lugar nenhum de sempre, muito mais mérito tem quem não cola no vácuo das portas largas do poder e conquista na contramão dos retardatários do atraso e de incapazes bancados por “paitrocínios” misturados com caprichos estatais disfarçados de meritocracia.

charge com um carro de f1 do lewis hamilton, em um fundo amarelo, atropelando a palavra racismo
Cláudio Oliveira

Hamilton faz a diferença na direção da decência contra a tangente, em curvas engenhosamente traçadas para manter o negro fora do circuito.

A proibição não é mais escancarada por decreto; a estratégia, não menos canalha, do circo é inibir, via patéticas proibições, manifestações contrárias à violência policial do estado racista.

Hamilton é nota 100. Pole position na liderança da luta antirracista não cai do céu. Ao contrário, atrai o embate do diabólico sistema contrário que acelera o quanto pode para manter estacionada a ordem do atraso desde os tempos em que a segregacionista Fórmula 1 levava o circo para faturar na África do Sul do apartheid.

Enquanto tem ex-piloto caquético (e pai de piloto picareta que foi expulso da F-1 por bater de propósito) que, em postura abjeta, apoia lunático presidente de desgoverno genocida que passa a boiada e destrói o meio ambiente, o britânico Hamilton, ídolo com respeito global, posiciona-se de forma sustentável contra a absurda construção do autódromo de Deodoro.

O menos impressionante de Hamilton é que, também dentro das pistas, o heptacampeão, que sempre se posiciona, corajosa e coletivamente, do lado certo da história, é o maior piloto de todos os tempos e deixa a fascistada, racistas, covardes e reacionários comendo poeira!.

#VidasNegrasImportam

Eduardo Galeano: “A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.