Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: A brasileiríssima arte de se surpreender pelo óbvio ululante

O secular futebol é um paradoxo que caminha para consagrar a lógica da simplicidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você que luta para se manter, você que pede pra sobreviver, você que olha com toda curiosidade a fim de saber a verdadeira verdade... Alô, povão, agora é fé! Ex-caixinha de surpresas, o secular futebol é um paradoxo que, dribladas toda a imprevisibilidade e as alternâncias que cabem em 90 minutos, caminha para consagrar a lógica da simplicidade.

Tem muito ser humano híbrido, que agora posa de gente para se desvencilhar do passado gado, que jura arrependimento e garante que não tinha como imaginar como um ser desprezível, misógino, machista, racista, corrupto e apologista da tortura, da ditadura e do nepotismo seria um presidente à altura do seu currículo asqueroso...

Técnico santista Fernando Diniz gesticula ao lado do campo
O técnico santista Fernando Diniz é um sucesso inexplicável de crítica e um fracasso retumbante popular - Cesar Olmedo - 19.ago.21/Pool/AFP

Da série "o futebol imita a vida", vejo amigos santistas surpresos com o trabalho de Fernando Diniz, que, há anos, é mais do mesmo: sucesso inexplicável de crítica e um fracasso retumbante popular... Ah, vá!

Eis o mistério da fé: quem diria que, no Santos de Diniz, teríamos chilique à beira do campo com a arbitragem e com os próprios jogadores, cartões e suspensões em profusão, escalações exóticas, substituições estapafúrdias e dificuldade pornográfica de transformar a supimpa posse de bola em vantagem no placar?

Ora, não é porque Diniz nunca ganhou nada em lugar nenhum e seus times tiveram sempre os mesmos problemas no São Paulo, no Fluminense e no Athletico-PR que o torcedor peixeiro poderia imaginar que se repetiriam no Santos, né?

Da série "eu já sabia", modestamente, essa culpa eu também não carrego! Viva a memória!

Gabriel, na sua, de 5, volante-volante, sem palhaçadinha de rock'n'roll e protegendo a cabeça de área; Roni, Giuliano e Adson se revezando na armação e na infiltração; Renato Augusto entrando em forma... Fica a pergunta: saudade do pós-moderno Camacho, Fiel torcida?

Karl Marx: "A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Nestor
Enquanto o vovô olímpico não apresenta o Daniel Alves FC ao mundo, os destaques são-paulinos na temporada são crias de Cotia. Luan, autor do gol do título paulista, e Liziero se firmaram, Wellington pede passagem e Nestor surge como talento diferenciado, meio-campista que pode dar resultado esportivo antes de lucro milionário.

Deyverson
Não faz o menor sentido um time rico como o Palmeiras, que se dá ao luxo de abrir mão de Borja e de estacionar Luiz Pagode Adriano, ter Deyverson como opção! Os velozes Dudu, Wesley, Veron, Rony, Breno Lopes e Willian merecem um 9 à altura! Deyverson teria dificuldade para jogar nos piores Palmeiras dos anos 1980.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.