Descrição de chapéu INSS

Segurado espera por benefício há 6 meses

O prazo informado pelo INSS na data da concessão, de até 60 dias para resposta já foi ultrapassado

São Paulo

 O pedido de aposentadoria por tempo de contribuição de Marcos Bergamin, 59 anos, foi feito em outubro do ano passado, na agência de Taboão da Serra (Grande SP). Até hoje, porém, o segurado relata não ter conseguido qualquer resposta sobre o requerimento. “Quando fui na agência, me deram um prazo de 45 a 60 dias para ter uma resposta, o que não aconteceu”, explica.

Bergamin tem pressa em receber a aposentadoria. Desempregado, vem se sustentando fazendo bicos em lojas de produtos automotivos.

 
Marcos Bergamin, 59 anos, pediu a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS em outubro do ano passado, mas até hoje não conseguiu uma resposta
Marcos Bergamin, 59 anos, pediu a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS em outubro do ano passado, mas até hoje não conseguiu uma resposta - Rivaldo Gomes/Folhapress

“Tenho mais de 35 anos de contribuição. Quando eu não estava trabalhando com carteira assinada, fazia os pagamentos no carnê”, diz.

Na última vez em que buscou o INSS para ter informações, soube somente que o processo de sua aposentadoria foi enviado para Itapecerica da Serra, também na Grande SP. Com a digitalização dos pedidos de benefício, o INSS tem redirecionado as análises a agências menos sobrecarregadas.
O segurado diz também que seus vínculos estavam em ordem no cadastro de contribuições, o que, para ele, torna inexplicável a demora do resultado.

Aposentadoria é concedida

O INSS em São Paulo informou que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado Marcos Bergamin foi concedida no dia 1º de abril. O pagamento será retroativo ao dia 22 de outubro de 2018. O instituto afirmou também que, caso o segurado tenha a senha do site Meu INSS (meu.inss.gov.br), já poderá ter acesso aos dados de seu benefício. Se ainda não tiver, poderá fazer o cadastro ou aguardar a carta de concessão que será enviada.
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.