Descrição de chapéu INSS

Aposentadoria foi pedida em outubro

Segurada já tem as condições para o benefício por idade, mas o INSS não libera

São Paulo

A autônoma Neiva Maria Gandra, 60 anos, relata ter feito o pedido de sua aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no mês de outubro do ano passado. 

Neiva Gandra tem 60 anos e espera resposta há quase sete meses  - Rivaldo Gomes/Folhapress

A expectativa da segurada era receber logo o benefício previdenciário. Na época, o atendente da Central 135 disse a ela que o órgão levaria cerca de 45 dias para dar uma resposta à solicitação de aposentadoria. Esse prazo não foi cumprido e Neiva não consegue entender os motivos. 

“Quando entro no site do INSS, aparece só que está em análise”, diz. “O sistema mostra que meu processo veio para Santo André no dia 5 de dezembro e, desde então, não teve atualização”, explica a segurada, que mora no ABC. “Não sei por que tanta demora se está tudo lá.”

Ela relata que usou a ferramenta de simulação do tempo de contribuição disponível no site do INSS e o sistema apontou que ela tem 15 anos de atividades lançadas em seu cadastro. Para a aposentadoria por idade, as trabalhadoras precisam ter ao menos 60 anos de idade e 15 de contribuição. Para os homens, esse mínimo é de 65 anos. 

A segurada diz também que vem tentando marcar uma data para ir ao INSS pessoalmente, na expectativa de conseguir mais alguma informação sobre o pedido, mas não consegue localizar esse serviço.
“Hoje em dia eu trabalho vendendo roupa, vou me virando, mas quero esse benefício”, afirma.

Resposta

O INSS em São Paulo informou que o pedido de aposentadoria da segurada Neiva Maria Gandra foi aprovado no dia 9 de maio deste ano. O benefício será pago retroativamente ao dia 23 de outubro de 2018, data em que ela fez a solicitação.

“Caso a senhora Neiva tenha a senha do site Meu INSS (meu.inss.gov.br), ela poderá obter a carta de concessão e o extrato de pagamento da aposentadoria neste endereço eletrônico. Em caso negativo, a beneficiária deverá aguardar correspondência com essas informações.” Uma carta será enviada ao endereço que consta no cadastro.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.