Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente aguarda cirurgia há um ano

Leitor diz que sente fortes dores e precisa retirar duas pedras no rim direito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vendedor autônomo Davi Rodrigues Júnior, 38 anos, da Vila Galvão (zona norte), conta que, desde 2012, aguarda para retirar pedras no rim direito. Segundo ele, até agora, não foi atendido.

“Em 2012, fiz exames de ultrassonografia que mostraram cálculos no rim direito. O tratamento indicado pelo médico foi beber dois litros de água por dia até expeli-los e levá-los em futura consulta, o que não aconteceu”, afirma o leitor.

Rodrigues Júnior relata que a intensidade e a frequência das cólicas aumentaram nos últimos anos. “Procurei novamente atendimento na rede pública, na AMA Especialidades Vila Zatt, onde faço acompanhamento, e fiz outra vez todos os exames necessários.”

“Em nova consulta no dia 13 de 2018, o médico afirmou que há necessidade de cirurgia. A prioridade é alta no meu caso, mas, quase um ano depois, ainda não consegui uma vaga.”

O leitor afirma que as dores são tão fortes que, muitas vezes, o impedem de trabalhar. “Tenho sido ajudado por parentes e recebo uma pequena pensão alimentícia enquanto aguardo indefinidamente contato para avaliação cirúrgica na AMA. O telefone nunca está disponível e, quando compareço pessoalmente, nem previsão eles têm.”

Secretaria Municipal da Saúde
Tel.: (11) 3397-2000

Davi afirma que, há oito meses, aguarda para passar por cirurgia para retirada de pedra dos rins
Davi afirma que, há oito meses, aguarda para passar por cirurgia para retirada de pedra dos rins - 09.05.2019 - Ronny Santos/Folhapress

Consulta é marcada para dia 15

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, Coordenadoria Regional de Saúde Norte, informa que o paciente Davi Soares Rodrigues Júnior tem consulta agendada com o urologista para o dia 15 de maio, às 14h, para reavaliação do seu quadro clínico, na AMA Especialidades Vila Zatt. 

O órgão diz ainda que a unidade entrou em contato com o paciente para informar a data da reavaliação.

“Cabe ressaltar que em caso de crise renal o usuário do SUS deve procurar as unidades de pronto atendimento para receber tratamento de urgência”, diz a nota da assessoria de imprensa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.