Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Criança aguarda por diagnóstico médico

Pais afirmam que precisam fazer exame genético pelo convênio do filho

Havalone Valinhos

A controladora de acesso Luzia Mendes, 37 anos, da Vila Ema (zona leste), conta que seu filho Carlos Luiz Mendes Pinto, 4 anos, tem convênio da Greenline e fez um exame chamado CGH-Array, para identificar síndromes genéticas causadas causadas por anomalia de cromossomo, mas o resultado foi indefinido.

A controladora de acesso Luzia Mendes conta que seu filho de 4 anos fez um exame para detectar síndrome genética, mas deu inconclusivo
A controladora de acesso Luzia Mendes conta que seu filho de 4 anos fez um exame para detectar síndrome genética, mas deu inconclusivo - Ronny Santos/Folhapress


Luzia diz que o filho faz acompanhamento médico desde que nasceu e a família precisa confirmar se sua síndrome é genética ou de seu próprio organismo. “Ele tem uma alteração na testa e nas laterais da cabeça.”

Mas, como na família só o menino tem convênio, apenas ele conseguiu fazer o exame. Segundo a leitora, a médica explicou que os pais precisam fazer o teste também para verificar se descobrem o que o garoto tem.

“Como não temos plano de saúde, a doutora que o atende falou que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina que o convênio dele precisa cobrir”, conta ela.

Sem autorização

No entanto, Luzia afirma que a Greenline não autorizou a realização do exame.

“Falam que só o conveniado tem direito, mas nós não temos condições de arcar com as despesas”, diz.
A mãe afirma que os exames dos pais seriam utilizados para concluir o diagnóstico do paciente do plano.

“Gostaria de saber se a ANS garante isso ou não, pois é uma angústia não saber exatamente o que o meu filho tem e, talvez, estarmos até atrasando um possível tratamento”, queixa-se.

Greenline: (11) 4902-9052

Convênio não cobrirá exames

A Greenline Sistema de Saúde esclarece que recebeu e avaliou criteriosamente o pedido solicitado pela médica e geneticista para a realização do exame CGH-Array (hibridação genômica comparativa) para os pais de Carlos Luiz Mendes Pinto.

A empresa diz ainda que é necessário esclarecer que, como eles não são beneficiários do convênio, a operadora não é obrigada a fazer o exame.

Em novo contato com o Agora, a leitora Luzia Mendes disse que pretende entrar com uma ação na Justiça.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.