Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Cliente reclama de excesso de mensagens da TIM; veja outras reclamações

Leitora afirma que operadora envia ofertas todos os dias em seu celular

São Paulo

O aposentado Lucas Castanho Vega, 75 anos, de Perdizes (zona oeste), conta que tem um plano pré-pago da TIM, mas reclama que, todos dias, recebe mensagens de texto da operadora com ofertas.

Consumidor reclama das insistentes mensagens de texto da TIM solicitando que ele faça recargas em sua linha móvel
Consumidor reclama das insistentes mensagens de texto da TIM solicitando que ele faça recargas em sua linha móvel - Rubens Cavallari/Folhapress 26 Jun.2019

“A TIM afirma que os créditos estão acabando, que preciso recarregar. É muito chato esse serviço, não aguento mais. Reclamei diversas vezes, mas não adiantou.” 

Operadora boqueia envio de mensagens

A TIM esclarece, por meio de nota, que entrou em contato com o cliente e informou que as mensagens de incentivo de recargas foram bloqueadas. "Espero que não mandem mais. Do contrário, continuarei reclamando com o Defesa do Cidadão", disse o leitor.

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Veja outras reclamações

IPTU

O aposentado Luis Bruno Bianco, 70 anos, da Vila Clementino (zona sul), conta que entrou com o pedido de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas, depois de dois meses, ainda não recebeu nenhuma resposta da Subprefeitura da Vila Mariana.

“Fui atrás do meu direito como aposentado e fui muito mal atendido. Depois de um serviço péssimo, veio a falta de informação. Estou há mais de 60 dias sem nenhuma resposta. Passo sempre pessoalmente na Subprefeitura da Vila Mariana e ninguém sabe informar nada sobre o meu caso”, conta Bianco.
De acordo com o leitor, a subprefeitura ficou de lhe dar um retorno e explicar a situação do pedido, mas não foi o que aconteceu. 

“Estou aguardando desde maio e nada. Como podem tratar o cidadão dessa forma? Primeiro, fizeram o pedido com má vontade. Agora, acham que eu sou o que, para não responderem?”
O leitor afirma estar em busca de ajuda para que a lei seja respeitada. “Quero minha isenção”, afirma.

Secretaria pede mais documentos

A secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo informa que o Departamento de Tributação e Julgamento do órgão solicitou, por carta, o envio de documentos complementares para análise do caso. Após a entrega da documentação, o prazo para resposta é de 45 dias. Em novo contato, Bianco disse não ter recebido a correspondência.

Vivo

Rita de Cássia Carbonaro Franco Carbono, 56 anos, de Mogi das Cruzes (Grande SP), afirma que solicitou uma troca de plano para a Vivo, mas reclama que sua linha de telefone fixo foi cancelada sem a sua autorização. “Perdi um número que tenho há 15 anos. É um desrespeito.” 

Resposta

A Vivo informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que entrou em contato com a cliente Rita de Cássia. Na ocasião, a leitora confirmou que a dificuldade já foi solucionada. A empresa diz ainda estar à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos. 

Itaú 

O autônomo Francisco Marcelo de Souza, 40 anos, de Burgo Paulista (zona leste), diz que não está conseguindo pagar as contas de água e de luz pelo aplicativo do Itaú. “Liguei para a central de atendimento e falaram que não é possível pagar esse tipo de boleto.” 

Resposta 

O Itaú Unibanco esclarece, por meio de sua assessoria de imprensa, que é possível fazer o pagamento de boletos, como de contas de consumo (água, luz, telefone), pelo aplicativo no computador. O banco confirma que, pelo celular, é possível fazer apenas consultas e pagamentos das faturas do cartão de crédito.

Oi

José Cloves da Silva, 32 anos, de Franco da Rocha (Grande SP), diz que contratou um pacote de internet da Oi, porém, com o passar do tempo, ele afirma que percebeu que o sinal oscila muito e, por isso, não estava conseguindo usar o serviço como esperava. "Tentei fazer o cancelamento, mas dizem que terei que pagar uma multa de R$ 1.200. É um absurdo."

Resposta

A Oi informa, por meio de sua assessoria, que foi realizado o cancelamento em maio, conforme ele solicitou, com isenção da cobrança da multa.

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