Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado quer se aposentar neste ano

Analista financeiro afirma que já completou os 35 anos de contribuição exigidos

São Paulo

O analista financeiro Marcelo Fernandes Garcia, 54 anos, ligou para o INSS no dia 8 de abril, parar dar entrada em sua aposentadoria por tempo de contribuição.

Ele afirma que, no dia 24 do mesmo mês, entregou a documentação digitalizada para o instituto e, desde então, aguarda uma resposta.

"Deram prazo de 45 dias, mas continuam analisando. Sei que vou ser afetado pelo fator previdenciário e que, se esperar mais cinco anos, me aposento com 100%, mas estou me divorciando e quero comprar um apartamento", diz Garcia.

Criado em 1999, o fator previdenciário tem a função de reduzir o benefício de quem se aposenta cedo.

O segurado Marcelo Fernandes Garcia aguarda resposta ao seu pedido de aposentadoria para poder comprar um apartamento
O segurado Marcelo Fernandes Garcia aguarda resposta ao seu pedido de aposentadoria para poder comprar um apartamento - Rivaldo Gomes/Folhapress


O leitor conta que tem 35 anos e dois meses de contribuição e que um mês e cinco dias é referente ao seu tempo no Exército. "Eu não sei se vão considerar esse período, mas, mesmo assim, em 20 de maio, completei os 35 anos exigidos."

Em 2016, Garcia perdeu o emprego e só em janeiro deste ano conseguiu se recolocar no mercado. Nestes dois anos e meio, ele contribuiu como facultativo sobre o salário mínimo.

"Fiquei um ano como motorista de aplicativo e, agora, estou na minha função. Quero ao menos uma resposta. Até acionei um advogado", afirma o leitor.

INSS concede a aposentadoria

O INSS esclarece que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado foi concedida em 9 de agosto, com pagamento retroativo a 22 de maio de 2019. De acordo com o órgão federal, o segurado já tomou conhecimento da concessão de seu benefício no site Meu INSS.

O leitor confirmou ao Agora. "Eles alteraram a data do requerimento para maio, quando, segundo eles, completei os 35 anos."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.