Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado aguarda cálculo de atrasados

Leitor tenta pagar seis meses de contribuições de 1987 para se aposentar

São Paulo

O funcionário público Renato de Aguiar Guimarães, 54 anos, solicitou ao INSS o cálculo de seis meses em que deixou de contribuir em 1987. O leitor quer pagar o período como autônomo para entrar com o pedido de aposentadoria. No entanto, desde 17 de junho, aguarda a conta do INSS.

"Deixei na agência os documentos que comprovam o meu trabalho como autônomo, tais como contrato de trabalho e comprovante de remuneração", relata.

Renato de Aguiar Guimarães aguarda a conta do INSS para poder fazer o pagamento devido e pedir sua aposentadoria por tempo de contribuição
Renato de Aguiar Guimarães aguarda a conta do INSS para poder fazer o pagamento devido e pedir sua aposentadoria por tempo de contribuição - Martha Salomão/Folhapress

O leitor trabalhava como vendedor autônomo e recebia apenas a comissão pelas vendas. Ele calcula já ter mais de 35 anos de contribuição, mas quer acrescentar o período para melhorar sua média salarial.
Guimarães ainda pretende transferir os 11 anos e seis meses que tem no funcionalismo para o INSS.

"Dependo desse tempo para requerer a minha aposentadoria, só que até o momento não tive nenhum retorno do INSS", queixa-se.

O segurado conta que também teve dificuldades para fazer o pedido. Morador da Freguesia do Ó (zona norte da capital), ele foi primeiro à agência da Água Branca, onde foi orientado a buscar atendimento na unidade da Lapa, ambas na zona oeste. 

"Eu liguei e agendei na Lapa. No dia marcado, o atendente falou que, agora, o pedido era pelo site. Eu tive que insistir para poder abrir a solicitação. Está complicado", diz.

INSS faz exigências a segurado

O INSS esclarece que o pedido foi analisado e que concluiu haver a necessidade de cumprimento de algumas exigências por parte do segurado. 

O instituto afirma que enviou um comunicado para o email cadastrado no pedido do leitor. De acordo com o órgão, o segurado já consultou seu processo disponível na internet, por meio do Portal Meu INSS, no endereço gov.br/meuinss, e teve ciência dessa informação.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.