Consumidores reclamam de descontos pequenos na Black Friday

Clientes ainda chamam as ofertas de "Black Fraude"; pesquisa do Reclame Aqui mostra que 81% se decepcionaram

Ana Lívia Faria
São Paulo

Descontos pequenos frustraram as expectativas de muitos consumidores que foram às compras em shoppings da capital paulista nesta edição da Black Friday. As principais denúncias registradas no Procon até a tarde desta sexta (29) confirmam essa percepção dos clientes entrevistados pela reportagem: maquiagem nos descontos, mudança nos preços ao finalizar a compra e produto ou serviço indisponível. As empresas com mais irregularidades são as de departamento, sejam online ou loja física.

Além da sensação de que as lojas tenham aumentado o valor dos produtos e serviços algumas semanas ou dias antes para retornar ao preço original na Black Friday e iludir o consumidor como se fossem grandes descontos, clientes relatam também que há muita propaganda em algumas lojas, mas poucos produtos que realmente estão na oferta.

E isso é o que conta o sacerdote Vando Caetano, 41, que foi ao Shopping Tatuapé (zona leste) para comprar uma boneca.

 “As lojas fazem propaganda como se o desconto fosse em muitos produtos, mas você chega lá e é só em alguns poucos, e nos menos populares”, diz.

Os descontos pequenos que frustram as expectativas dos consumidores foram recorrentes, assim como ocorreu com Gabriel Vieira, 22, no Shopping Frei Caneca (região central).

“Estava esperando a Black Friday para comprar uma televisão, mas não senti diferença nos preços. Estou pesquisando há três meses”, afirma o assistente de importação.

Consumidores que pesquisam os valores de um produto específico há mais tempo tendem a comprar pela internet, que tem oferecido melhores ofertas, mas quando vão às lojas físicas para “dar uma olhadinha”,  acabam levando outras coisas que não eram seu objetivo, mesmo que o desconto não seja relevante.

O analista de benefícios Luis Henrique Grimza, 36, comprou um Iphone pela internet e, mesmo percebendo que as condições de compra eram melhores, saiu do Shopping Tatuapé com mais sacolas do que esperava.

Mesmo aqueles que identificam diferença nos preços admitem que isso é difícil de encontrar na prática, como conta a promotora Crisane Silvestre, 37, que foi ao Shopping Tatuapé comprar sapatos. “Notei muita diferença nos preços, algo em torno de 50% do valor, mas não é em todas as lojas. É bem relativo”, conta.

Pesquisa do Reclame Aqui

Os descontos baixos frustraram mais de 80% dos clientes nesta edição da Black Friday, segundo pesquisa do Reclame Aqui, que ouviu mil consumidores a poucas horas do fim da Black Friday.

Para 81,5% dos entrevistados, os descontos ficaram abaixo do esperado (46,3%) ou simplesmente não existiram (35,2%).  Outros 11,4% disseram encontrar descontos dentro do que esperavam e apenas 7,1% acharam ofertas mais do que esperavam. 

Entre os que fizeram compras, 44,2% encontraram descontos de apenas 10%, enquanto 27,6% compraram produtos com no máximo 20% de redução. Apenas 3,4% conseguiram ofertas acima de 50%.

Segundo o Reclame aqui, dos consumidores que alegaram não comprar nada nesta Black Friday, 48% justificaram que não acharam bons descontos no produto que pretendia adquirir. Outros 40,3% não acreditam no evento. Já outros 6% disseram que não tinham intenção de fazer compras e 5,7% até pretendiam aproveitar, mas estavam sem dinheiro. 

A poucas horas do fim da Black Friday, 89% dos consumidores que não compraram ainda procuram por uma oferta vantajosa

Veja os resultados da pesquisa do Reclame Aqui

Qual sua percepção sobre os descontos desta Black Friday?

Menores do que eu esperava 46.3%
Não achei descontos 35.2%
Dentro do que eu esperava 11.4%
Maiores do que eu esperava 7.1%

Entre quem comprou produtos, de quanto foi o desconto nas suas compras?

10% 44.2%
20% 27.6%
30% 13.8%
40% 6%
50% 5%
Mais de 50% 3.4%

Os produtos mais comprados

  • Celular
  • Roupas e acessórios
  • TV
  • Comida (incluindo apps de delivery)
  • Tênis e artigos esportivos
  • Cosméticos (exceto perfumes)

Para quem não comprou. Por quê?

Não achei bons descontos no produto que eu queria 48%
Não acredito na Black Friday 40.3%
Não tinha intenção de comprar 6%
Até queria comprar, mas estou sem dinheiro 5.7%
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.