Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Itaú faz cobrança indevida, diz aposentado; veja outras reclamações

Morador de Osasco reclama que banco cobra por cartão que já está cancelado

São Paulo

O aposentado Silberto Martins, 65 anos, de Osasco (Grande SP), reclama que, há meses, vem sendo cobrado pelo Itaú por faturas de um cartão que já foi cancelado. 

Edilson Dantas/Folhapress

“Todo mês é a mesma história: chega um boleto do banco me cobrando R$ 893 referente a um cartão que nem existe mais. Não aguento mais passar por isso”, conta Martins. 

Segundo o aposentado, ele tentou por diversas vezes resolver a situação em contato direto com o atendimento ao cliente do banco, mas, mesmo ouvindo dos funcionários que tudo seria solucionado, no mês seguinte, uma nova fatura chegava em sua casa. 

“Exijo uma resposta definitiva do Itaú, por isso, peço a ajuda de vocês. Eles precisam confirmar que não enviarão uma nova cobrança para mim e que meu cartão está cancelado permanentemente”, afirma Martins à reportagem do Agora

“Já estou de saco cheio. Não posso mais ficar justificando algo que não fiz e que nem tenho. Isso é obrigação deles”, diz. 

Itaú: 0800-5700011

Cartão de crédito foi cancelado

O Itaú informa, em nota enviada pela assessoria, que a questão foi solucionada. O banco afirma ainda que o cartão de crédito foi cancelado e quitado e que realizou tentativas de contato com o leitor, sem sucesso, para explicar a situação. 

Na nota, o Itaú se diz à disposição do cliente para tirar dúvidas sobre o caso. 

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Veja outras reclamações

SPTrans

A relações públicas Tatiana Inoue, 31 anos, do Jardim São Paulo (zona norte), relata que, no último dia 4, fez a recarga mensal em seu Bilhete Único. Segundo ela, a transferência foi aprovada, mas quando tenta validar os créditos, aparece a informação de que não há recarga a ser feita. 

Resposta

A SPTrans informa que acionou a empresa responsável pelo aplicativo de recarga para orientar a usuária quanto ao procedimento correto para colocação e validação dos créditos.

Oi 

O comerciante Francisco Carlos Surjan, 61 anos, do Belenzinho (zona leste), afirma que, há dois anos, tem um plano pré-pago da Oi. Porém, há alguns meses, a operadora mudou três vezes o plano sem a sua autorização. “Entrei em contato com a empresa e disseram que iriam resolver, mas já se passaram três meses e nada foi feito”, afirma. 

Resposta

A Oi informa, por meio da assessoria, que entrou em contato com o leitor e esclareceu todas as dúvidas quanto às características de seu plano atual. A operadora afirma que foi devolvido, em crédito, valor descontado indevidamente.

Caixa

Samantha Gomes, do Jabaquara (zona sul), conta que, devido à liberação de saque do FGTS, muitas pessoas estão se dirigindo às agências da Caixa para pegar o dinheiro. "Contudo, os caixas eletrônicos estão fora do ar e não é possível realizar o saque."

Resposta

A Caixa Econômica Federal informa que os sistemas das agências, de fato, apresentaram instabilidade, mas diz que a situação já foi regularizada. 

TIM

Maria Aparecida Gonçalves, 53 anos, de Carapicuíba (Grande SP), conta que, em abril, solicitou a mudança do plano de sua linha de celular de pós-paga para pré-paga. “Estou recebendo cobranças, mas eu não tenho dívida.” 

Resposta

A TIM informa, por meio de assessoria, que entrou em contato com a leitora e esclareceu que as cobranças são referentes à fatura anterior ao cancelamento, por isso, são devidas. A operadora diz estar à disposição por meio do site www.tim.com.br ou discando *144 do próprio celular, ou pelo 1056 de qualquer telefone. “Não devo nada”, disse a cliente.

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