Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente aguarda cirurgia há 5 anos

A leitora conta que o procedimento seria realizado no joelho esquerdo, mas o Iamspe afirma não ter o material necessário

São Paulo

A dona de casa Nilva Franco Rodrigues, 69 anos, aguarda há cinco anos por uma cirurgia de joelho no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

“Meus joelhos doem 24 horas por dia, não aguento mais tanto sofrimento”, fala a moradora de Cidade Tiradentes (zona leste), diagnosticada com gonartrose avançada bilateral. A doença atinge as articulações. 

A dona de casa Nilva Franco Rodrigues, 69 anos, de Cidade Tiradentes (zona leste), afirma sentir fortes dores nos dois joelhos e reclama da infraestrutura do Hospital do Servidor, que não tem material cirúrgico
A dona de casa Nilva Franco Rodrigues, 69 anos, de Cidade Tiradentes (zona leste), afirma sentir fortes dores nos dois joelhos e reclama da infraestrutura do Hospital do Servidor, que não tem material cirúrgico - Martha Salomão/Folhapress

No começo deste mês, a  idosa foi informada que não seria possível agendar a cirurgia, pois faltava cimento cirúrgico no estoque. 

A princípio, o procedimento será feito no joelho esquerdo e, depois, no direito. “Fiquei muito triste com a notícia e também chocada que o Hospital do Servidor nunca tenha o material que preciso para operar. Antes, me falaram que não tinha a prótese”, diz. 

Atualmente, a leitora anda com o auxílio de uma bengala e só sai de casa acompanhada. “Eu já tinha feito diversos exames e estava animada para marcar a operação”, conta.

“Caminho com muita dificuldade. É sempre um sacrifício sair de casa, inclusive para ir até o Hospital do Servidor fazer novas consultas e exames”, afirma a leitora à reportagem do Agora.

Iamspe: (11) 5583-7001

Hospital entra em contato

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) esclarece que procedimentos cirúrgicos são agendados apenas pelos médicos e condicionados à avaliação clínica realizada pela respectiva equipe.

Em novo contato com o Agora, a leitora confirmou a informação. “Ligaram para marcar consulta, mas não me interessa. Quero que agendem a cirurgia. É absurda essa demora”, disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.