Descrição de chapéu INSS

Aposentadoria por idade não sai, diz leitora

Autônoma com 15 anos de contribuição tenta benefício, mas diz que pedido está em análise há dez meses pelo INSS

São Paulo

A autônoma Cilmara Martins Pina, 64 anos, diz que deu entrada no pedido de aposentadoria por idade em março de 2019, mas que a solicitação ainda está em análise pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Já tinha 15 anos de contribuição, somando o tempo trabalhado com carteira assinada e como autônoma.”

Quem entrou com pedido de aposentadoria antes da reforma da Previdência pode ter o benefício por idade. Nesse caso, é exigida idade mínima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres). Para ambos, o mínimo de contribuição é de 15 anos.

A vendedora de bolos Cilmara Martins Pina, 64 anos, reclama que o INSS não aceita comprovação de tempo de contribuição: “Mesmo com todos os documentos, eles recusam e o protocolo não sai do lugar”   - Martha Salomão/Folhapress

Cilmara diz que, ao ingressar com o pedido no INSS, solicitou a inclusão de tempo trabalhado na prefeitura no Cnis (Cadastro Nacional de Informações).

“Não aceitaram e, em julho, inseri o tempo que faltava por meio de recurso. O pedido foi para a Ceab [Central de Análise de Benefícios] em setembro e, desde então, está em análise.”

A autônoma, que vende doces e bolos como fonte de renda, reclama que o INSS “sempre pede algo diferente” do segurado.

“Mesmo com os documentos, eles recusam e o protocolo não sai do lugar. O tempo vai passando e já vai fazer dez meses. Peço que me ajudem a conseguir minha aposentadoria.”

INSS não dá prazo para análise

Em nota, o INSS diz que o pedido de aposentadoria da leitora foi negado em julho de 2019 por “falta de carência”, mas não dá um prazo para análise.

“Em consulta aos nossos sistemas, verificamos que a segurada protocolou recurso por não concordar com o indeferimento do seu benefício. O processo está na 13ª Junta de Recursos e aguarda julgamento. A segurada pode acompanhar pelo site Meu INSS (gov.br/meuinss).” 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.