Descrição de chapéu INSS

Engenheiro espera aposentadoria do INSS

Leitor deu entrada no benefício por tempo de contribuição em fevereiro de 2019, mas diz que órgão não dá resposta

São Paulo

O gerente de engenharia Dilson Fulton Iaralhan, 51 anos, espera há um ano pela concessão da aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que deu entrada no pedido em fevereiro de 2019 e, como trabalhava e não conseguia ir com frequência à agência para cobrar o andamento, acabou deixando o processo correr.

Em novembro, pediu ajuda a um advogado para consultar o porquê na demora da concessão do benefício.

“Constatamos que o processo estava parado aguardando análise de período especial de uma empresa em que trabalhei”, diz.

O engenheiro Dilson Fulton Iaralhan, 54 anos, diz que não consegue fazer pedido de aposentadoria pelas regras antigas do INSS, mesmo após reclamações à Ouvidoria - Arquivo Pessoal

O processo, explica o engenheiro, foi encaminhado para a perícia do INSS para parecer e teve resposta sobre os PPPs [Perfil Profissiográfico Previdenciário]. A agência, no entanto, não finalizou o processo.

“Nesse meio tempo, completei 35 anos de contribuição sem os PPPs, ou seja, já poderia me aposentar independentemente da contagem de tempo especial.”

Até a reforma da Previdência, em novembro de 2019, uma das exigências para a aposentadoria por tempo de contribuição era o tempo mínimo de 35 anos, para homens, e de 30 anos, para mulheres. Quem completou os requisitos até a data tem direito adquirido.

“Fiz várias reclamações na Ouvidoria, sem sucesso. No Meu INSS já consta que tenho o direito à aposentadoria nas regras antigas.”

Dilson explica que, por causa da pandemia do coronavírus, a sua empresa, que faz manutenção de máquinas de sorvetes em shoppings, está sem faturar. O benefício seria uma ajuda nas despesas da casa.

“Estou esperando o fim da quarentena para voltar a trabalhar. Estou precisando muito”, desabafa.

Órgão analisa documentos adicionais

Em nota, o INSS esclarece que o leitor Dilson Fulton Iaralhan anexou ao processo novos documentos sobre atividade especial exercida.

“Essa documentação aguarda análise da área técnica”, diz o órgão.

Para acompanhar o andamento do processo, é possível acessar o portal Meu INSS, por meio do site https://gov.br/meuinss.

Para quem tem dúvidas, o órgão disponibiliza também vídeos e tutoriais com explicações sobre serviços do INSS. Para isso, é preciso acessar o link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

No endereço, o segurado encontra informações sobre aposentadoria, pensão, auxílio-doença, recursos, entre outros.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.