Descrição de chapéu Coronavírus

Veja o passo a passo para pedir o auxílio emergencial pela segunda vez

Quem está com cadastro inconclusivo ou é do CadÚnico e não conseguiu tem nova chance

São Paulo

Mais de 12 milhões de candidatos ao auxílio emergencial tiveram o cadastro analisado como “inconclusivo”, ou seja, pelos dados informados por esses trabalhadores, o governo federal não chegou a uma conclusão se eles têm ou não o direito de receber o benefício, que pode chegar a R$ 1.200.

Estes trabalhadores têm uma nova chance. Basta fazer outro pedido, pelos mesmos canais da Caixa ou pelo novo site, do Dataprev, e ficar atento ao preenchimento dos dados para não deixar que falte informação ou que ela esteja incorreta.

Quem está no CadÚnico e foi reprovado para o auxílio emergencial também pode fazer a solicitação e tentar receber as três parcelas do benefício federal.

Apesar de a primeira parcela já ter sido paga para quase todos os beneficiários, quem for aprovado na nova análise vai recebê-la, nos próximos pagamentos.

O calendário da segunda parcela ainda não divulgado. Nesta quarta (6), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que pretende modificar a forma de pagamento. A ideia é não juntar os que nasceram em meses diferentes no mesmo dia, para evitar filas.

Novo site

O novo site para consultar o andamento do pedido, https://consultaauxilio.dataprev.gov.br , entrou em funcionamento na terça (5), mas, na tarde desta quarta (6), saiu do ar.

De acordo com mensagem no próprio site, a previsão é que a normalização ocorra às 2h desta quinta (7).​

NOVA CHANCE | COMO LIBERAR O CORONAVOUCHER

  • A nova chance é dada para quem deixou de preencher algum dado e, por isso, o governo não conseguiu avaliar se o trabalhador tem ou não direito ao auxílio emergencial
  • Nesse novo pedido do auxílio emergencial será possível corrigir as informações enviadas na primeira vez
  • A Caixa não informa qual foi o caso específico do trabalhador que levou à inconclusão dos dados, por isso preencha com atenção e revise os dados informados antes de concluir a solicitação

Exemplos:

  • O trabalhador marcou que é chefe de família, mas não informou nenhum familiar ou CPF de dependente
  • Informou um membro da família, mas com erros no número do CPF e na data de nascimento
  • Não foi informado no cadastro se quem se candidata é do sexo masculino ou feminino
  • Houve divergência entre os membros da família do candidato
  • Foi incluída no cadastro alguma pessoa da família com indicativo de óbito

Cadastro Único

  • Quem está no CadÚnico e foi reprovado para receber o auxílio emergencial, mas acredita ter direito ao benefício, pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelo novo site do Dataprev
  • Os dados serão analisados como se fosse a primeira solicitação

Como recadastrar o pedido

  • O recadastramento é feito como um novo pedido
  • É possível se cadastrar pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelos novos sites lançados pelo governo federal

Pela Caixa

  • Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial
  • Site auxilio.caixa.gov.br
  1. À direita, clique em “Realize sua solicitação”
  2. O site vai informar todos os requisitos necessários para receber o auxílio emergencial. Leia com atenção para ter certeza que se encaixa nas condições
  3. Clique para marcar em “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro na condições acima” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”
  4. Depois em “Tenho os requisitos, quero continuar”
  5. Na próxima tela, informe seus dados corretamente
  6. Ao terminar de preencher, clique em “Não sou um robô” e, depois, no botão laranja “Continuar“.
  7. Agora, é preciso informar um número de celular. É por ele que o trabalhador vai receber um código de verificação, mandado por mensagem de texto (SMS)
  8. Quando receber o código via SMS, insira ele no campo “Código Recebido”
  9. Preencha a página informando corretamente a sua renda, atividade profissional, estado (UF) e cidade;
  10. Em seguida, inclua as informações sobre os integrantes da família que moram com você

Conta para receber o benefício

  1. Será preciso informar em qual conta bancária deseja receber o benefício
  2. Se não tiver uma, o trabalhador pode aceitar ter uma conta-poupança digital da Caixa. Basta informar. Ela será criada automaticamente pelo banco
  3. Quem quiser receber em uma conta já existente, terá que informar, no passo seguinte, os dados da conta


A última tela vai mostrar todo o cadastro preenchido. Revise com atenção.

Se estiver tudo correto, clique em “Li e concordo” e, depois, envie os dados

Como acompanhar seu pedido

O trabalhador pode acompanhar seu pedido pelo:

Pela Dataprev
Sites:

  1. Informe seu nome, CPF e nome da sua mãe
  2. Responda às perguntas corretamente


Pagamento
Caso o trabalhador tenha o direito reconhecido pelo governo federal, a Caixa vai liberar o valor em até 3 dias úteis após a confirmação

Fontes: Caixa Econômica Federal e Dataprev

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