A servidora Fernanda Ribeiro de Miranda, 38 anos, aguarda o reembolso de cinco passagens compradas do Rio de Janeiro a Porto Alegre (RS) pela Latam.
A viagem entre amigos estava marcada para o dia 25 de setembro, mas, no começo de agosto, a empresa cancelou o voo. A solução da Latam foi realocar as passagens compradas por Fernanda em outro voo, mas com escala de cerca de seis horas em São Paulo, sem consultá-la, segundo a servidora.
“Não deram nenhuma justificativa para o cancelamento, recebi um email automático dizendo que o voo tinha sido mudado”, reclama. “Se fosse uma escala rápida, num mesmo horário, tudo bem, mas seis horas não dá”, afirma a servidora.
A leitora relata que nenhuma compensação financeira foi oferecida pela empresa, apesar da diferença entre o voo anterior, que era direto, e o novo voo, com escala. “Compramos passagem em um voo para chegar lá de manhã e aproveitar o dia. Tínhamos hotel agendado e carro alugado no destino”, diz ela.
Discordando do novo voo oferecido, Fernanda preferiu cancelar as passagens. “Vi o cancelamento do voo, entrei em contato com o serviço de atendimento ao consumidor e foi fácil cancelar as passagens. Mas foi aí que o problema começou”, conta a servidora.
A leitora diz que pediu para não receber voucher ou crédito, mas o reembolso em dinheiro. Ela afirma que a empresa concordou e deu um prazo de até sete dias úteis para fazer o estorno da compra. “Infelizmente, não fizeram isso e ainda aguardo a grana.”
Companhia devolve os valores
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa ao Defesa do Cidadão, a Latam afirma que prestou os esclarecimentos necessários à cliente sobre os procedimentos para o reembolso das passagens.
Em novo contato com a reportagem do Agora, a leitora Fernanda Ribeiro de Miranda confirmou que o valor total da compra foi estornado após dois meses do pedido.
“Devolveram o dinheiro, mas não teve nenhuma comunicação da empresa comigo”, diz ela.
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