Descrição de chapéu INSS

Auxiliar de enfermagem espera há quase dois anos por aposentadoria

Leitora diz que já entregou documentação solicitada, mas que benefício não sai

São Paulo

A auxiliar de enfermagem Rosangela Aparecida Costa, 59 anos, espera há quase dois anos pela aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A segurada já havia entrado em contato com o Agora em abril do ano passado sobre a demora na concessão do benefício.

De acordo com Rosangela, o período de contribuição indicado no Meu INSS é menor do que o total trabalhado por ela. Na época, o INSS respondeu que havia exigências pendentes.

“Até hoje continuo pagando o carnê, pois virei autônoma em 2016, mas de 1980 até 2015 trabalhei com carteira assinada, inclusive com períodos de insalubridade”, diz a leitora. “Não consigo entender por que a concessão não sai.”

Rosangela Aparecida Costa, 59 anos, reclama de demora na concessão: “Única resposta é de que processo está em análise” - Arquivo pessoal

Rosangela diz que, em junho do ano passado, após a reportagem, recebeu um terceiro pedido de cumprimento de exigências. Ela afirma que enviou toda a documentação, mas que, mesmo assim, o status ainda está em “exigência”.

“Já cumpri essa e outras duas. A anterior, inclusive, foi para que pagasse mais de R$ 3.000 para contar o tempo que contribuí errado como autônoma”, explica.

“Paguei tudo, enviei o comprovante e achei que ia dar certo, mas aí apareceu essa terceira exigência de junho, que não saiu mais do lugar”, afirma.

A leitora queixa-se da falta de retorno por parte do INSS. “Tenho diabetes, pressão alta e labirintite e os remédios não estão tão baratos assim”, diz. “Abri reclamação na Ouvidoria e a resposta foi a mesma do ano passado: de que o processo está na fila, em análise.”

Pedido ainda está fila, diz INSS

Em nota, o INSS diz que o pedido ainda está sendo analisado. “É possível acompanhar o processo pelos canais remotos (site gov.br/meuinss, aplicativo Meu INSS ou telefone 135”.

Caso a segurada tenha direito ao benefício, deverá receber os retroativos. Quem recebe na via administrativa tem mais facilidade em ter o dinheiro na mão, pois a bolada cai na conta do benefício.

Já quem recebe na Justiça pode esperar bastante para ter a grana, que será quitada via Requisição de Pequeno Valor ou via precatório.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br ​​​​​​

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.