O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) avalia adiar mais uma vez a exigência da realização da prova de vida para a manutenção de benefícios.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, o INSS vem prorrogando a retomada da obrigatoriedade do recadastramento anual da senha bancária para o recebimento dos pagamentos.
No último adiamento, anunciado em novembro de 2020, o instituto previa que só voltaria a suspender benefícios após a competência de janeiro de 2021.
Os altos índices de ocupação da rede hospitalar por pacientes infectados pelo coronavírus, porém, deverão obrigar o órgão a rever esses planos.
A reportagem apurou que o presidente do INSS, Leonardo Rolim, tem discutido a possibilidade de um novo adiamento com superintendentes regionais. “A chance de precisar adiar é de 90%”, disse um funcionário que acompanha as discussões.
O aumento da procura pelos postos causaria transtornos no atendimento aos segurados, que já funciona com limitações devido à retirada das agências de servidores que fazem parte dos grupos de risco para a Covid-19 e, neste momento, estão realizando suas atividades em home office.
Questionado sobre a possibilidade de adiamento, o INSS informou que o tema está em análise pelas suas áreas técnicas.
“O assunto está sendo analisado pelas áreas técnicas desta autarquia e detalhes sobre a prova de vida serão divulgados oportunamente”, informou o instituto nesta quinta-feira (7).
Para aposentados do funcionalismo estadual paulista, a SPPrev (São Paulo Previdência) informou, também nesta quinta, que a exigência de prova de vida segue suspensa.
RENOVAÇÃO DE SENHA | RISCO NA PANDEMIA
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O INSS estuda manter por mais tempo a suspensão da exigência da prova anual de vida
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A previsão de retomada era para o próximo mês, mas o agravamento da pandemia preocupa
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Com parte dos funcionários em home office, o INSS teria dificuldade em atender a demanda
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Apesar de o recadastramento ocorrer na rede bancária, muitos segurados procurariam agências da Previdência
Exigência suspensa
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Até o fim deste mês, está garantido que o INSS não vai bloquear benefícios de segurados que deixaram de renovar suas senhas desde março de 2020
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Provavelmente, quando a pandemia estiver sob controle, o órgão voltará a exigir o recadastramento, mas garantirá um prazo para que os segurados realizem o procedimento
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Somente quem já estava em falta com o cadastramento até fevereiro do ano passado precisa regularizar sua situação
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Para saber sobre sua situação, o beneficiário pode obter informações pelo telefone 135 ou se cadastrar no site meu.inss.gov.br
O que é prova de vida?
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Todos os anos os beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, precisam recadastrar suas senhas
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O processo de renovação é realizado na agência bancária em que o segurado recebe o benefício previdenciário
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Normalmente, os bancos definem um calendário que distribui a convocação dos beneficiários conforme o mês de aniversário
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A maior parte dos beneficiários precisa comparecer ao banco portando documento oficial com foto para renovar a senha
ATENDIMENTO NOS BANCOS
A pedido da reportagem, alguns dos principais bancos informaram como estão procedendo com a prova de vida durante a pandemia.
Os beneficiários do INSS não estão proibidos de realizar a renovação, mas ir ao banco neste momento representa risco à saúde, sobretudo para idosos e pessoas dos grupos de risco para Covid-19. Veja:
Banco do Brasil
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Para realizar a prova de vida, o beneficiário, seu procurador ou representante legal deve comparecer à agência do Banco do Brasil para digitar a senha cadastrada ou capturar a biometria do próprio beneficiário
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A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento com biometria
Caixa Econômica Federal
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O banco informou que a realização da prova de vida está disponível para os beneficiários
Itaú-Unibanco
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Atualmente, os clientes podem realizar a prova de vida do INSS de duas maneiras: presencialmente, nos guichês de caixa das agências bancárias, e de forma automática, mediante uso da biometria em transações bancárias
Santander
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O beneficiário pode fazer via agência com o gerente ou no autoatendimento. Entretanto, desde o início da pandemia, algumas agências estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h
QUEM NÃO PODE IR
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Os beneficiários que não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença e dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS
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Idosos com mais de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado
Fontes: INSS, Banco do Brasil, Caixa, Itaú-Unibanco, Santander e reportagem
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