Descrição de chapéu Opinião Rômulo Saraiva

STJ decide que auxílio-doença não deve ser cessado automaticamente

Decisão deve servir de referência para pessoas que perderam o benefício

O hábito de cessar automaticamente o auxílio-doença (atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária), sem fazer nova perícia para analisar as condições de saúde, é muito antigo no INSS, mas nem por isso é tolerado no Judiciário.

No julgamento de um recurso especial (AREsp 1734777/SC), o ministro Herman Benjamin, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), decidiu que não é possível o cancelamento automático do auxílio-doença por intermédio do mecanismo da “alta programada”, sem que haja prévio e devido procedimento administrativo perante o INSS.

A decisão chama atenção para duas realidades distintas: a que acontece com frequência nas agências previdenciárias em detrimento dos casos analisados pelos juízes.

Embora o artigo 62 da lei 8.213/91 seja taxativo em afirmar que o benefício de auxílio-doença do INSS só cessará quando o segurado se habilitar para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistência, a alta médica presumida tem sido a principal motivação de milhares de trabalhadores incapacitados deixarem de receber proteção.

A decisão do STJ é importante e deve servir de referência para pessoas que perderam o benefício após a alta programada. No entanto, não será hábil para reverter o “modus operandi” do instituto, que assim o faz há anos.

Isoladamente, a decisão é útil para quem for procurar a Justiça, pois o segurado poderá garantir uma bolada maior.

Quando o INSS não realiza nova perícia médica antes do cancelamento do benefício, a fim de verificar o restabelecimento da saúde do segurado, os salários vencidos e não pagos serão devidos desde o corte automático.​

Rômulo Saraiva
Rômulo Saraiva

Advogado, professor e consultor de Previdência

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.