Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Morador solicita poda de árvore à Prefeitura de SP

Leitor afirma que pediu o serviço à Subprefeitura Capela do Socorro, em vão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juca Guimarães
São Paulo

O representante comercial José Soares da Silva, 65 anos, é um dos vários moradores da avenida Orfeo Paravente, no Jardim Kioto, Santo Amaro (zona sul), que fica em alerta quando há qualquer sinal de chuva forte no bairro.

Ele diz que se preocupa por haver risco de queda de uma árvore, que fica na altura do número 6 da avenida. “Já caiu até um galho na última chuva”, disse Silva.

Segundo ele, há muitos anos sua vizinhança reclama e faz alerta para o risco de acidentes por falta de poda em uma árvore. “Desde 2018, estamos esperando que o órgão competente da prefeitura faça alguma coisa, mas, infelizmente, nenhuma providência foi tomada”, queixa-se à reportagem.

O leitor relata que registrou diversas reclamações na central de atendimento da Prefeitura de São Paulo, mas afirma que as solicitações não foram atendidas.
“As queixas mais recentes foram feitas no início deste ano, mas ainda não foi feita a poda da árvore. Uma mangueira que tem cerca de oito metros de altura e está com algum tipo de dano que apodrece os galhos.”

Se cair, a árvore pode abalar as estruturas de, pelo menos, quatro imóveis vizinhos, segundo o leitor.

“Parece que as autoridades só vão fazer alguma coisa após uma tragédia. Daí sim vai vir a Defesa Civil ver a árvore tombada. Os moradores estão em pânico.”

“Pode acontecer uma tragédia aqui e não será por falta de aviso dos moradores. Tomara que não aconteça nada. É obrigação da prefeitura fazer a conservação das áreas verdes e a poda das árvores”, diz Silva.

Subprefeitura realiza vistoria

A Prefeitura de São Paulo, por meio de nota da Subprefeitura Capela do Socorro, informa que foi realizada uma vistoria na árvore. O órgão afirma que, no entanto, não foi constatada a necessidade de poda ou remoção da árvore. Segundo a prefeitura, uma nova vistoria será efetuada até a próxima semana.

A subprefeitura afirma que, se houver necessidade de poda ou remoção, o serviço será incluído na programação do mês de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.