Descrição de chapéu INSS Defesa do Cidadão

Leitor espera quase dois anos por uma resposta do INSS

Marcos Alvarenga solicitou aposentadoria por tempo de contribuição em 2019

São Paulo

O gerente de projetos Marcos Soares Alvarenga, 54 anos, entrou com um pedido ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de aposentadoria por tempo de contribuição em outubro de 2019. Pouco mais de um ano e meio após a solicitação, o morador de São Bernardo do Campo (ABC) afirma que ainda não recebeu nenhuma resposta.

Alvarenga relata que fez o pedido por meio do aplicativo Meu INSS. “Em janeiro ou fevereiro do ano passado, eles me pediram alguns documentos complementares, que eu logo enviei. Mas, depois disso, não deram um posicionamento”, diz ele à reportagem.

Por conta da demora, Alvarenga afirma que chegou a abrir um chamado na ouvidoria do INSS. “A desculpa que dão é que não tem gente suficiente para fazer a análise e que eu tenho que esperar”, reclama ao Agora.

O gerente de projetos diz ter trabalhado com carteira assinada por cerca de 37 anos, além de ter tempo considerado especial. “É um absurdo trabalhar por quase 40 anos, e, depois disso tudo, ainda ter que esperar dois anos para conseguir algo que é meu direito.”

Até a reforma da Previdência, que passou a valer em novembro de 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição é concedida a quem contribuiu com o INSS por, pelo menos, 35 anos. No caso das mulheres, a exigência era 30 anos de contribuição. A reforma alterou as normas e, para quem já estava no mercado, criou regras de transição.

Alvarenga diz que, neste momento, ele e a esposa estão sem trabalhar. “Estamos tendo que gastar nossas reservas”, conta ele.

Pedido ainda vai para perícia, diz INSS

Por meio de nota enviada ao Agora por sua assessoria de imprensa, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informa que o pedido apresentado por Marcos Soares Alvarenga foi enviado para perícia, para análise da documentação enviada sobre “as atividades exercidas em condições especiais”. O instituto diz que o segurado pode acompanhar sua solicitação pela internet, por meio do site ou do aplicativo Meu INSS para celular. A consulta também pode ser feita pelo telefone 135. (FM)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.