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INSS alerta para golpe que simula revisão de benefício

Criminosos se aproveitam do pente-fino para tirar dados e dinheiro de segurados

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Juca Guimarães
São Paulo

Golpistas têm se aproveitado das convocações que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) faz para tentar roubar dados dos segurados.

O instituto emitiu um alerta sobre as tentativas de golpes e informou que as abordagens estão acontecendo por carta, por telefone e até mensagem de celular.

Por meio dos pentes-finos, o INSS verifica se os valores pagos estão corretos ou se o segurado ainda se enquadra nas condições exigidas por lei para que os pagamentos sejam mantidos, como acontece com alguns benefícios assistenciais, que dependem de comprovação de renda.

Entre agosto e dezembro, por exemplo, o órgão vai reavaliar 170 mil benefícios por incapacidade temporária, por meio do pente-fino que convoca os segurados para passar por nova perícia.

Além de orientar que o contato seja feito só pelos canais oficiais de comunicação (site Meu INSS, aplicativo Meu INSS ou o telefone 135), o instituto recomenda que os segurados atualizem seus dados cadastrais.

Outra dica para ajudar a combater os criminosos é denunciar as tentativas de golpe para a ouvidoria, pelo telefone 135. Se não deu para evitar o golpe, o segurado precisa fazer um boletim de ocorrência, avisar o INSS e também o banco, se for o caso.

"Para evitar os golpes nessas convocações em massa, o segurado deve prestar muita atenção e nunca fornecer dados ou cópias de documentos por email ou telefone”, diz a advogada Gisele Kravchychyn.

Desde 2019, o INSS manda cartas convocando os segurados que recebem os benefícios assistenciais do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no valor de um salário mínimo.

Outros golpes

Há a estratégia de usar como pretexto a revisão judicial do benefício para tentar tirar dinheiro dos aposentados e pensionistas. Neste caso, eles identificam os segurados e fazem a proposta da revisão cobrando taxas mensais.

“Muitas vezes, o segurado nem tem direito à revisão, mas é convencido a entrar com o pedido e fica preso ao pagamento de parcelas que não resultam em nada lá na frente”, disse o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários, Trabalhistas e Tributários).

Outro jeito encontrado para tirar dinheiro dos aposentados é descobrindo quais ações já foram julgadas. Então eles tentam ludibriar o segurado com promessas para agilizar o pagamento.

“É provável que eles usem até robôs para hackear os sistemas e conseguir os contatos dos aposentados. Por isso, é importante que os órgãos do governo deem atenção à Lei Geral de Proteção de Dados e aumentem a segurança dos sistemas contra vazamentos”, disse Santos.

Uma dica é sempre desconfiar de ofertas que surgem do nada e com garantia de vitória certa. “Geralmente, as revisões sobre tempo de contribuição e erro nos salários de contribuições só valem para quem teve o benefício concedido há menos de dez anos”, disse a advogada Adriane Bramante.

Um indício de irregularidade é quando o escritório de advocacia, ou suposto escritório, entra em contato com o aposentado.

“A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) proíbe que o advogado faça contato com alguém que não é seu cliente”, disse a advogada Gisele Kravchychyn. “O principal cuidado é o próprio aposentado consultar no site da OAB para saber se aquele advogado está com a inscrição em dia e apto para exercer a advocacia”, disse Santos.

Mesmo quando o aposentado for atrás de um advogado é bom ficar de olho para não cair nas mãos de um golpista. “O principal cuidado é o próprio aposentado consultar no site da OAB para saber se aquele advogado está com a inscrição em dia e apto para exercer a advocacia”, disse Santos.

FIQUE DE OLHO| NÃO FORNEÇA SEUS DADOS

  • O INSS fez um alerta aos segurados para o risco do golpe dos pentes-finos
  • Criminosos usam as convocações que o INSS faz para reanalisar benefícios dos segurados e também decisões jurídicas para tentar tirar dinheiro e dados das pessoas

O que está acontecendo

  • Por carta, email, telefonema ou mensagem de celular, os aposentados do INSS estão sendo abordados por golpistas que se aproveitam das convocações que o INSS faz para verificar benefícios
  • No golpe, eles podem tentar tirar dinheiro do aposentado cobrando taxas e tarifas que não existem, por exemplo, ou conseguir informações e documentos para fazer empréstimos, fazer compras ou abrir contas-fantasmas em nome da vítima

Como os bandidos localizam os aposentados

  • Os golpistas podem conseguir o contato do aposentado por meio de bancos de dados, relatórios de internet, sites falsos e também por dados vazados do governo
  • Muitas vezes, o golpista nem sabe que a vítima é mesmo aposentada, mas conta com a ingenuidade dela para conseguir os dados

AS CONVOCAÇÕES QUE O INSS TEM ATUALMENTE

1) Pente-fino de auxílio por incapacidade temporária

  • É a revisão dos antigos benefícios de auxílio-doença do INSS
  • Após a reavaliação, o INSS poderá cortar o benefício
  • Quem está há mais de seis meses sem passar pela perícia médica e que não tem uma data de corte estipulada para o benefício pode ser convocado pelo INSS para reavaliação da incapacidade, por meio de nova perícia médica

Como está

  • O INSS deve revisar cerca de 170 mil benefícios entre agosto e dezembro
  • O segurado que receber a notificação deverá solicitar, em até 30 dias após a convocação, o agendamento da perícia médica revisional no site do INSS no botão “Agende sua Perícia Médica” ou pela Central 135

2) Revisão do BPC (Benefício de Prestação Continuada)

  • São os benefícios assistenciais que o INSS está revisando para descobrir se os critérios de pagamento, para pessoas de baixa renda, estão sendo respeitados
  • Em caso de renda incompatível com o BPC, inicia-se um processo de averiguação com o segurado, que terá prazo para defesa
  • Essa convocação é por carta oficial do INSS ou pelo “Diário Oficial da União"

3) Pente-fino ou revisão administrativa

  • Quando há suspeita de erro na concessão, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas
  • Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no “Diário Oficial da União"
  • O INSS costuma pedir documentos relacionados à concessão do benefício e esse pente-fino mira benefícios que podem ter falhas cadastrais
  • O órgão já chegou a pedir para viúvos informarem documentos pessoais do aposentado que morreu e gerou o direito à pensão por morte

O QUE PODE ACONTECER NESSAS CONVOCAÇÕES DO INSS?

Como o INSS está verificando possíveis irregularidades ou falhas na concessão, o benefício pode ser cortado ou ter o valor reduzido

Se for convocado e não comparecer no INSS, o benefício será bloqueado

DICAS DO INSS PARA NÃO SER ENGANADO

OS CANAIS OFICIAIS DE ATENDIMENTO DO INSS SÃO

  • Na internet (site ou aplicativo) Meu INSS
  • No primeiro acesso é preciso cadastrar uma senha
  • Central telefônica 135

COMO MANDAR DOCUMENTOS E CONFIRMAR INFORMAÇÕES COM O INSS

  • O segurado deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS, 135 ou agência da Previdência (com agendamento)
  • É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações
  • Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, email e endereço Isso deve ser feito apenas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135

NÃO FORNEÇA SEUS DADOS

  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação
  • Desligue a ligação, bloqueie o contato e entre em contato com os canais oficiais do INSS
  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos

VERIFIQUE A ORIGEM DO SMS

  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41
  • O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS (mensagem de texto de celular)

SAIBA COMO CHECAR SE O CONTATO É VERDADEIRO

Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135

Atenção para os prazos para responder às convocações

  • No pente-fino administrativo, por exemplo, o prazo para agendar a entrega dos documentos solicitados pelo órgão, pelo 135 ou pelo Meu INSS, é de até 60 dias
  • O INSS, porém, diz que que pode indeferir o pedido se não houver resposta em até 30 dias

O que fazer se descobrir uma tentativa de golpe?

Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/, ou pelo telefone 135

E se cair no golpe?

Registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso)

OUTROS GOLPES QUE TAMBÉM ENVOLVEM APOSENTADOS DO INSS

Ação na Justiça

  • Os segurados que entraram com ação na Justiça pedindo alguma revisão de benefício devem ficar atentos com contatos suspeitos, que prometem agilizar a tramitação
  • Quem já ganhou a ação e está esperando o pagamento dos atrasados deve tomar cuidado com propostas estranhas para fazer cadastros ou informar a conta de crédito do valor
  • Em caso de mensagens por email, não clique em nenhum link

Revisão nova e milagrosa

  • Tome cuidado com propostas de revisão que já foram descartadas pela Justiça, propostas deste tipo podem ser uma isca para roubar dados dos segurados.
  • Consulte antes o histórico de informações sobre essa revisão e veja bem se é o seu caso

Dicas dos advogados sobre as revisões judiciais

  • Geralmente, as revisões sobre tempo de contribuição e erro nos salários de contribuição só valem para quem está aposentado há menos de dez anos
  • Não aceite contato de escritórios ou advogados que o aposentado não tenha contratado antes; a OAB não permite contato dos advogados para quem não é seu cliente

Fontes: INSS e advogados Adriane Bramante, Gisele Kravchychyn e Roberto de Carvalho Santos/

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