Descrição de chapéu INSS

Leitor pede revisão do tempo de contribuição

Segurado ficou aposentado por invalidez e tenta incluir período na contagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há quase dois anos, o leitor Valdir Jorge de Camargo, 57 anos, espera por uma resposta para seu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição. Ele esteve aposentado por invalidez por quase 15 anos e pede ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que leve esse tempo em consideração na soma para obtenção do benefício por tempo de contribuição.

Morador da Vila Rica, na zona norte de São Paulo, Camargo teve a aposentadoria por invalidez cortada em junho de 2018, depois de um pente-fino. Ele diz ter problemas na coluna e, após perícia médica, foi considerado apto para o trabalho.

Valdir Jorge de Camargo aguarda resposta sobre recurso em seu processo de aposentadoria - Arquivo pessoal

Após o corte, Camargo tenta obter a aposentadoria por tempo de contribuição. Para isso, tenta incluir na contagem o tempo em que recebeu o benefício por incapacidade. "Somando o tempo da aposentadoria por invalidez, com auxílio-doença e o período que eu trabalhei, daria 35 anos", diz.

Ele diz que, quando fez o pedido da aposentadoria por tempo de contribuição, ainda estava recebendo um residual do benefício anterior. Quando a aposentadoria por invalidez é cortada, o segurado recebe parcelas de recuperação. Se tinha a aposentadoria há mais de cinco anos, continua com um pagamento por 18 meses, com redução gradual do valor.

"Quando entrei com recurso, em abril de 2020, não estava recebendo nada", diz. Camargo afirma que ainda não teve resposta para esse recurso. Sem benefício, ele teme pelo futuro. "Estou desempregado. Pela minha idade, não consigo mais nada e, com a pandemia, fica pior ainda. Chega uma hora que bate o desespero."​

Pedido ainda irá a julgamento

Em nota enviada ao Agora, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que o recurso protocolado por Valdir Jorge de Camargo "está na 26ª Junta de Recursos da Previdência Social, que agendará uma data para o julgamento". O instituto acrescenta ainda que "os processos de recursos são analisados e incluídos em pauta de julgamento de acordo com a ordem cronológica de distribuição" e que o solicitante pode acompanhar a tramitação pelo site ou aplicativo do INSS ou pelo telefone 135.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.