Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Transferência de veículo demora mais de 40 dias

Leitor afirma que falta de retorno no sistema dificulta a conclusão do processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yara Ferraz
São Paulo

A mudança da documentação após a compra de um veículo usado é uma questão simples, mas, para o publicitário Joel Deporte Severo, 59 anos, a questão se tornou uma grande dor de cabeça. Mais de 40 dias depois de dar entrada no processo, o morador de Perdizes (zona oeste) ainda não conseguiu ter o documento.

O novo proprietário fez todo o processo de forma digital, após a compra do carro em uma loja de seminovos. “Eu já tinha feito transferência de carros comprados de particulares, mas esse era o primeiro de uma loja”, conta o leitor.

Sao Paulo, SP, BRASIL, 31-07-2019: ESPECIAL SHOPPINGS de Sao Paulo. Carros novos e seminovos a venda na loja Green no setor Auto Shopping, onde estao as lojas de veiculos e servicos relacionados a carros e motos do Shopping Aricanduva (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, Revista Sao Paulo). - Folhapress


Logo depois de iniciar o processo, ele se surpreendeu com a demora e a falta de retorno do Detran.SP sobre o assunto. “Parecia que cada hora era algo diferente. Primeiro, eles me pediram o contrato social da empresa; depois, ficaram um bom tempo sem dar uma reposta. Em seguida, acusaram uma multa que eu localizei e paguei”, diz ao Agora.

O leitor afirma que considerou todo o serviço péssimo. “Não dão feedback nenhum e todo o serviço é pelo computador. Sem atendimento telefônico ou presencial, parece que você fica falando com a máquina, que não consegue te ajudar”, afirma o consumidor.


Mesmo com a compra do novo carro e com o desembolso de uma taxa de R$ 322,90, valor da transferência de propriedade mais o licenciamento, Severo precisou permanecer com o automóvel na garagem.“No sistema, sempre consta ‘em análise’. Cheguei a entrar na Ouvidoria também. Fiz tudo o que um brasileiro desesperado faria.”

Detran emite novo documento

O Detran.SP informou, em nota enviada, que o veículo foi transferido para Joel Deporte. Sendo assim, o CRLV-e está disponível nos portais do Poupatempo e Detran.SP.

O órgão afirmou ainda que a transferência do automóvel não ocorreu antes porque o proprietário não havia enviado a nota fiscal do veículo. O leitor disse que esse foi o último documento solicitado, já que, inicialmente, foi enviado o contrato de compra e venda. Ele optou por terminar de resolver o caso com um despachante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.