Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Dona de casa não consegue renovação de Bilhete Único

Leitora diz que empresa de transporte está exigindo laudo de outro profissional

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São Paulo

A dona de casa Susan Grace Scariza Diaz, 46 anos, afirma que, por causa da burocracia da SPTrans, não consegue renovar o Bilhete Único Especial com acompanhante para seu filho de dez anos, que é autista.

Susan relata que, desde que a criança começou a ter direito ao benefício —essa é a terceira vez que solicita a renovação— ela apresenta um laudo de um psiquiatra. Porém, agora, a SPTrans está exigindo também uma carta de um psicólogo.

São Paulo (SP), 22/10/2021. Defesa do Cidadão - Susan Grace Scariza Diaz reclama da burocracia da SPTrans. (Foto: Arquivo Pessoal) - Arquivo Pessoal


A moradora do Capão Redondo (zona sul) conta que, antes da pandemia, o trâmite normal era entregar os formulários para o psiquiatra ou um neurologista para que um deles os preenchesse.

"Então os devolvia para a SPTrans. No entanto, desta vez, fui fazer o procedimento, mas, para a minha surpresa, disseram que preciso pedir para uma psicóloga justificar, por meio de uma carta, o motivo do autismo e suas características. Isso é um absurdo, uma vez que já existe e apresentei o laudo do psiquiatra", queixa-se a leitora à reportagem.

Susan conta que no posto da SPTrans a funcionária informou que constava o pedido no cadastro de seu filho. "Ela até virou a tela do computador para mostrar a exigência",afirma Susan.

A dona de casa afirma que receia que, por causa dessa situação, o Bilhete Único Especial do filho seja cancelado. "Não sei o que pode ocorrer. O fato é que precisamos desse benefício, além de também ser um direito dele. Não deveriam dificultar tanto o acesso. Peço o apoio do Defesa do Cidadão para que a SPTrans tome as devidas providências", afirma ao Agora.

SPTrans aceita documentação

A SPTrans informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que já solicitou a renovação do Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência e, tendo em vista o tipo de patologia informada e que não houve alteração na documentação encaminhada, não é preciso o envio do relatório funcional.

A equipe de atendimento diz ainda ao Defesa do Cidadão que contatou a munícipe por telefone e explicou que neste caso não há necessidade do relatório.

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