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Trabalhador não consegue sacar seguro-desemprego

Erro no aplicativo Carteira de Trabalho Digital impede benefício

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Yara Ferraz
São Paulo

O torneiro mecânico Wendell Fernandes Silva, 29 anos, morador da Vila Miami (zona leste), teve problemas ao tentar sacar o seguro-desemprego após ser demitido do trabalho. Ele consultou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que acusava um erro.

De acordo com o leitor, sempre aparecia uma notificação de requerimento com pendência ao consultar o serviço no celular. "Parece que a carteira digital é uma maneira do governo não dar atendimento aos menos favorecidos que precisam dar entrada no seguro-desemprego. Eles cortam o atendimento presencial, criam um aplicativo, mas ele não funciona", reclama o leitor.

São Paulo (SP), 26/10/2021. Wendell Fernandes Silva teve problemas para dar entrada no seguro desemprego. (Foto: Arquivo pessoal - Arquivo pessoal


Para tentar resolver o problema, o leitor diz que tentou ligar mais de dez vezes na central 158. O número é disponibilizado para dúvidas dos trabalhadores em relação a questões do Ministério do Trabalho, mas só chamava. "Cheguei até a pesquisar no YouTube como resolver. Os vídeos sobre esse mesmo tema têm inúmeras visualizações."

Ele também ligou no Sine (Sistema Nacional de Emprego) e a orientação foi para entrar em contato via email. "O retorno foi que eles não sabem o motivo do erro e que o recurso é analisado pelo Ministério."
O leitor ainda se deslocou até um posto de atendimento. "Dizem que não sabem, sendo que no erro pede para comparecer no posto para verificar as pendências", diz. "Resumindo, a gente que lute para descobrir o motivo. Tudo isso sem atendimento nenhum para resolver um direito do trabalhador", completa.

Ministério regulariza situação

O Ministério do Trabalho e Previdência informa, por meio de nota, que houve erro no lançamento das informações prestadas pelo empregador. No cadastro da demissão, foi lançada a dispensa feita por acordo, que não gera o direito ao recebimento do seguro-desemprego. A correção foi feita no dia 4 de outubro.

A situação do leitor foi regularizada. Ele receberá quatro parcelas do benefício; a primeira será paga no dia 12. "Agradeço ao Agora pela resolução do meu problema", diz.

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