Guardas farão rondas de patinete em São Paulo

Guarda Civil Metropolitana terá 12 equipamentos para circular na Faria Lima

São Paulo

A GCM (Guarda Civil Metropolitana), gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou que começará a fazer rondas, com 12 patinetes elétricas, nas regiões da Faria Lima (zona oeste), Minhocão e avenida Paulista, ambos no centro. Os veículos serão cedidos pela Yellow, que afirmou que as patinetes começam a operar na próxima segunda-feira. Porém, a prefeitura não confirmou a data.

Patinete elétrico na região da Faria Lima - Ronny Santos/Folhapress

"Um grupo [de GCMs] está sendo treinado para atuar neste novo formato de mobilidade urbana. O objetivo da iniciativa, ainda em fase de implantação, visa auxiliar no combate aos crimes oportunamente praticados nas ciclovias e ciclofaixas", diz trecho de nota da prefeitura.

 

Pessoas que circulam pela região da Faria Lima têm reclamado de menores que usariam patinetes para praticar roubos.

A GCM destacou que suas ações são voltadas ao "policiamento" da cidade.

A Yellow ainda disse que a oferta das 12 patinetes ao governo municipal, ocorrida terça-feira (16), "trata-se de um projeto-piloto”. A empresa adiantou que há possibilidades de que a iniciativa seja ampliada.
A empresa também realiza no largo da Batata, desde a segunda-feira (15), ações educativas com os jovens da região, como grafite e jiu-jitsu. 

"As empresas também estão em constante diálogo com a Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar para, de forma conjunta, buscar as melhores soluções para lidar com o desafio de desenvolver estes menores e, assim, também aumentar a segurança da operação na região", afirma em nota.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.