Descrição de chapéu Zona Oeste

Falta material nas UBSs paulistanas para realizar exame de papanicolau

Em pelo menos dois postos de saúde faltam lâminas que são descartáveis

Mariangela Castro
São Paulo

Moradoras da zona oeste de São Paulo têm tido dificuldades para realizar o exame de papanicolau no serviço público. Em pelo menos duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região (Jardim São Jorge e Vila Sônia) falta material para o exame.

Segundo uma funcionária da UBS Vila Sônia que preferiu não ser identificada, o que falta são lâminas descartáveis passadas no colo do útero. As unidades não souberam afirmar quando o material seria reposto na unidade.

A autônoma Odete Firmino dos Santos, 61 anos, em sua residência; ela foi informada no dia do exame que não tinha material na UBS Jardim São Jorge - Rubens Cavallari/Folhapress

A auxiliar administrativa Larissa Gomes Soares, 23 anos, conta que no dia 1º chegou às 5h na UBS Jardim São Jorge, para marcar o papanicolau. Na unidade, foi informada a respeito da falta de lâminas.

"As filas na UBS costumam ser gigantes, por isso a gente tem de chegar bem cedo, se não é impossível conseguir um horário", afirmou. "Desde o dia 1º de julho, o material para realizar o exame foi entregue algumas vezes na unidade, mas acabou no mesmo dia." 

Larissa relata que, quando o material é entregue, as pessoas que estão esperando na fila são atendidas primeiro. Somente se sobrar é possível agendar uma data.

"Basicamente, para conseguir colher o papanicolau é preciso dar a sorte de já estar lá na unidade esperando. Eu acho um absurdo, tenho muitos casos de câncer de útero na família e não consigo fazer o teste mesmo com o encaminhamento da ginecologista", diz.

Há um mês, a autônoma Odete Firmino dos Santos, 61, havia marcado seu exame para o dia 3, às 13h. No dia agendado, pela manhã, recebeu uma ligação da UBS Jardim São Jorge, informando que devido a falta de material o papanicolau não poderia ser realizado.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou em nota que as unidades citadas na reportagem serão abastecidas com o material para realizar o exame papanicolau nesta semana. Questionada pela reportagem, a secretaria não explicou o motivo da falta das lâminas nos dois postos de saúde citados.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.