Quadras públicas de SP têm traves sem rede e pisos com remendos

Banheiros e vestiários estão malconservados, sem vasos sanitários e portas

São Paulo

Em época de férias escolares, cresce a procura pelas quadras públicas nos centros esportivos e praças municipais. Porém, nem todos os locais são endereços certos na capital para marcar aquele jogo de futebol ou praticar atividade física.

O Vigilante Agora circulou na última segunda-feira (8) por dez equipamentos espalhados entre as cinco regiões de São Paulo. No geral, problemas de infraestrutura e falta de zeladoria prejudicam o lazer não só dos estudantes em férias como dos moradores.

A situação mais crítica fica no Centro Esportivo Thomaz Mazzoni, na Vila Maria (zona norte). Além de pista de atletismo cercada por mato, a única quadra ao ar livre, praticamente, não pode ser utilizada.

Sem redes, as traves estão enferrujadas e com partes quebradas. Não há tabelas para uma partida de basquete. O piso no cimento apresenta  remendos, além de linhas apagadas de demarcação.

O local não possui acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida. Para chegar à quadra, somente no sobe e desce de degraus.

No quesito infraestrutura no Thomaz Mazzoni, os banheiros são um caso à parte de descaso público. Em várias cabines não há vasos sanitários, apenas um buraco no chão. 

Nos centros esportivos visitados, o praticante de basquete é o mais prejudicado. No CE Tietê (centro), as tabelas, aros e cestas são raras. 

“Falta zeladoria, algo simples de se resolver”, reclamou o fotógrafo Caio Carlucci, 42 anos, que acompanhava os arremessos do filho Vinicius, 13 anos, na única tabela utilizável em uma das quadras de basquete 3x3.

Resposta

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), diz que em relação aos centros esportivos apontados pelo Agora a Secretaria de Esportes e Lazer apurará os relatos. Também afirma que “visitas técnicas têm ocorrido em diversos clubes que serão revitalizados”.

Quanto à praça Conde Francisco Matarazzo Júnior (zona oeste), a Subprefeitura da Lapa diz que foi assinado termo de cooperação com a iniciativa privada para revitalização.

O local “já está em manutenção”. O projeto apresentado contempla a melhoria das situações apontadas pela reportagem.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.