Um homem, identidade não informada, foi preso na noite desta quarta-feira (24) sob suspeita de vender drogas dentro da quadra de uma escola estadual em Suzano (Grande SP). Esta é a quarta vez que traficantes são detidos no local, segundo a polícia.
De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima indicou que a quadra da Escola Estadual Professora Yolanda Bassi, no bairro Jardim Alterópolis, era usada por um criminoso para vender drogas. A reportagem apurou que no local ocorrem aulas no período diurno e vespertino.
Chegando no local, policiais observaram, por cerca de 30 minutos, a movimentação de usuários que iam até um buraco do muro da quadra, onde deixavam dinheiro e em seguida pegavam drogas.
A PM também observou que o suspeito escondeu, em um buraco, uma sacola sobre a qual ainda colocou uma pedra para dificultar sua localização. Após descobrirem o esconderijo do traficante, os policiais abordaram o suspeito, que tentou fugir, mas foi alcançado. Ele teria negado a venda de drogas no local.
Em seguida, policiais retiraram a sacola do buraco e encontraram 74 invólucros de maconha, 70 de cocaína, 66 de crack, incluindo 28 pinos com o mesmo tipo de droga. Além disso, na sacola havia três frascos com lança-perfume.
O suspeito foi encaminhado ao 2º DP de Suzano, onde foi indiciado em flagrante por tráfico de drogas, tipo de crime que foi registrado 44 vezes, entre abril e maio deste ano no distrito, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública.
A reportagem procurou as secretarias da Educação e de Segurança Pública, gestão João Doria (PSDB), além da PM, sobre o caso. Porém, os órgãos não se manifestaram até a publicação desta reportagem.
Resposta
A Secretaria Estadual de Educação, gestão João Doria (PSDB), afirmou que a Escola Estadual Professora Yolanda Bassi mantém parceria com a Ronda Escolar, da Polícia Militar. “Todas as providências para reparo do muro [onde eram vendidas drogas] em caráter emergencial estão sendo tomadas”, diz trecho de nota.
A Secretaria da Segurança Pública, também sob gestão de João Doria, afirmou que as polícias Civil e Militar realizam ações contínuas de combate ao tráfico de drogas na região da escola. “As prisões mencionadas pela reportagem são exemplos do trabalho policial. Neste mês a PM prendeu dois homens no local por tráfico de drogas”, afirma em nota.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.