Descrição de chapéu Grande SP

Câmera de monitoramento vai multar motorista em Guarulhos

Serão 110 equipamentos espalhados pelo município da Grande SP

Alfredo Henrique
São Paulo

A prefeitura de Guarulhos (Grande SP) anunciou que pretende instalar 110 câmeras de monitoramento na cidade, que poderão ser usadas para aplicar multas, sem a necessidade da presença de agentes de trânsito nos locais em que infrações forem detectadas pelos equipamentos. 

Além disso, os dispositivos serão usados para a leitura de placas e identificação de veículos envolvidos em ocorrências criminais, ou que tenham sido roubados ou furtados. 

Segundo anunciado terça-feira (13) pelo prefeito Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti (PSB), 70 câmeras fixas Lap's (que leem placas de carro), além de 40 speed dome (de monitoramento em tempo real) serão instaladas em 30 pontos das principais vias do município. 

As polícias Militar, Civil, além das rodoviárias Federal e Estadual vão apresentar, na próxima terça-feira (20), pontos estratégicos para a instalação dos equipamentos, segundo a prefeitura. A previsão é que as câmeras sejam fixadas nos lugares indicados pelos órgãos de segurança, em até 50 dias, contados a partir da data do anúncio.

"A chamada cerca eletrônica, também conhecida como anel de segurança, terá monitoramento 24 horas. O sistema permite a visualização de placas de veículos suspeitos. As autoridades policiais serão avisadas em segundos [sobre carros suspeitos]", diz trecho de nota do governo municipal. 

Não foi informado o valor que será investido na instalação das câmeras. 

Radares

Até o momento, multas são aplicadas na cidade com a utilização de radares. Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, os equipamentos aplicaram 106.422 autuações, no primeiro semestre deste ano, representando 587 por dia. 

Em 2017, os radares multaram 93.485 vezes motorista infratores. No ano seguinte, foram 201.826 casos, representando alta de 115%.

Multas aplicadas por radares em Guarulhos 

  • 2017 - 93.485
  • 2018 - 201.826
  • 2019 - 106.422 (até junho)

Aumento de 115% nas autuações entre 2017 e 2018

587 Multas foram aplicadas, em média, no primeiro semestre de 2019

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.