O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), da gestão João Doria (PSDB), lançou um aplicativo que permite o condutor que for autuado em rodovias estaduais de São Paulo indicar o motorista da infração cometida e realizar consultas.
Segundo o órgão, o motorista também poderá consultar "quaisquer multas cometidas nas rodovias estaduais administradas pelo DER e concedidas pelo estado para veículos cadastrados no país". A consulta poderá ser feita pelo Renavan do veículo, CPF ou CNPJ.
"Os condutores também poderão acompanhar o resultado da análise da defesa de autuações e os recursos administrativos enviados ao órgão e indicação de condutor infrator", diz a nota do departamento.
O motorista também poderá preencher o formulário online para entrar com recurso contra a multa de natureza leve e média. Os documentos enviados ao órgão devem ser digitalizados e legíveis.
"Esse é um passo importante no caminho da modernização, proporcionando ao cidadão mais comodidade, redução de custos e rapidez, com menos burocracia", diz o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O DER Online já está disponível para os motoristas e pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos do smartphones que possuem a tecnologia Android e IOS.
Serviço
- - Na loja de aplicativos do seu celular use a busca para localizar o aplicativo chamado DER ONLINE
- Acesse o serviço “Indicação do Condutor” no aplicativo
- - Leia as instruções e em seguida clique no item “Ciente das informações”
- - Digite a placa e número do AIT (Auto de Infração de Trânsito)
- - Preencha com o número da CNH (Carteira nacional de Habilitação) do indicado, data de validade da CNH e o estado de emissão da CNH
- - Baixe e preencha o formulário com os dados do condutor indicado e assine (condutor indicado e proprietário do veículo)
- - Tire foto da CNH do condutor indicado, documento de identificação para validar assinatura proprietário (RG ou CNH) e do formulário devidamente preenchido e assinado
- - Os arquivos deverão estar no formato JPG
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.