UBS na zona norte de SP suspende atendimento após furto de fios

Exames e consultas marcados para o período da manhã foram cancelados

Mariangela Castro

A UBS Jardim Guarani, na Brasilândia (zona norte), ficou sem atendimento na manhã desta segunda-feira (30) após ter sua fiação furtada no final de semana. Sem energia, as consultas e exames da parte da manhã foram canceladas e vacinas e remédios que estavam armazenados nos refrigeradores foram recolhidos pela supervisão de saúde da região, segundo o presidente do conselho de segurança do local, Wilemes Lima, 59 anos.

UBS Jardim Guarani, na zona norte de São Paulo, teve de interromper o atendimento porque fios de energia foram furtados - Ronny Santos/ Folhapress

De acordo com moradores do bairro e funcionários da UBS, a segurança na unidade é uma preocupação constante. Na última quinta-feira (26), um médico foi abordado por um ladrão armado, no estacionamento da unidade, que roubou seu carro e seu notebook. Os ladrões também imobilizaram com armas os dois vigias que trabalham na UBS, segundo funcionários.

Na semana anterior, também havia acontecido outro furto de fiação. 

Na manhã desta segunda, os pacientes que se deslocavam até a unidade eram surpreendidos ao encontrar a UBS parada. "A situação aqui é imprevisível", diz a cuidadora Ivonete Conceição, 45 anos, que precisava retirar um exame no local. Já o aposentado Edvaldo Pereira, 65 anos, que precisava tomar a segunda dose da vacina contra hepatite, diz que "não é a primeira vez que este transtorno acontece, eu tenho medo da situação não mudar nunca".

Após ter sido assaltado na última quinta, o médico não retornou à UBS. Segundo funcionários, o profissional não pretende voltar a trabalhar no lugar.

Para o delegado Germano de Souza Willveit, titular da 45 DP (Vila Brasilândia), a melhor medida para diminuir a criminalidade no local seria instalar câmeras para monitoramento e vigilantes na parte da noite, o que poderia para inibir crimes como o furto dos fios.

Resposta

A Polícia Militar disse que realiza o policiamento preventivo no entorno da UBS Jardim Guarani e que nos meses de janeiro a agosto de 2019 apreendeu 186 pessoas pela prática de crimes e seis armas de fogo e recuperou seis veículos roubados.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que a administração da unidade vai colocar vigilância presencial 24 horas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.