Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Procon mostra que cerca de 86% dos usuários do metrô e 93% dos passageiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apontam algum problema nos serviços.
As principais queixas são superlotação, atrasos, falta de segurança e manutenção dos trens. Ao todo, 902 pessoas foram entrevistadas.
Para cerca de 60% dos passageiros entrevistados, o metrô é bom ou ótimo. Na CPTM, a mesma avaliação foi dada por 35% das pessoas.
A pesquisa ainda mostrou que 10% dos usuários, tanto do metrô quanto da CPTM, disseram já ter sido assediados sexualmente.
Também apontou que 45% dos passageiros acham que vendedores ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões atrapalham e incomodam.
O estudante Lucas Gonçalves, 20 anos, reclama de atrasos e superlotação, principalmente nos trens da CPTM. "Não é raro esperar mais de 25 minutos na plataforma", afirma.
Gonçalves costuma fazer o trajeto Grajaú-Pinheiros, da linha 9-Esmeralda. Segundo ele, mesmo fora de horário de pico o intervalo entre os trens é de cerca de 10 minutos. "Quando chega cheio fica pior ainda, porque temos de esperar passar mais de um trem para conseguir embarcar."
Para o especialista em transporte público Horácio Augusto Figueira, a superlotação poderia diminuir se os dois sistemas passassem a operar durante todo o dia com a frota plena.
Ele afirma que hoje, após o horário de pico da manhã e da tarde, tanto o metrô quanto a CPTM diminuem o número de trens. Portanto, diz, ainda que a movimentação também caia, a rede continua lotada.
"Por isso os trens estão sempre cheios. Se fosse feito um trabalho de comunicação com os usuários informando que os sistemas vão operar de forma plena, o nível de conforto iria aumentar muito", afirma.
Figueira afirma que se fossem colocados ônibus expressos em faixas exclusivas e reversíveis, o usuário de transporte público na capital teria uma alternativa mais rápida e cairia a demanda por trens.
Respostas
O Metrô diz que investe em melhorias para aperfeiçoar seu serviço, instalando sistema de controle de trens que já opera nas linhas 2-verde e 15-prata e deve estar em pleno funcionamento nas linhas 1-azul e 3-vermelha até 2021, reduzindo os intervalos entre as composições. Também diz que a instalação de portas de plataforma em todas as estações deve estar concluída até 2023.
A CPTM, também da gestão João Doria (PSDB), diz que vem fazendo melhorias nas estações e investimentos no sistema e na rede de energia. "Desde 2017, 65 novos trens entraram em operação. Essas melhorias têm feito com que a CPTM apresente crescimento no número de passageiros: em 2018, a foram transportados 863,3 milhões de passageiros, 4,3% a mais que no ano anterior", diz.
Sobre assédio e ambulantes, as duas empresas dizem investir em segurança e campanhas.
A pesquisa
Satisfação dos usuários do Metrô e da CPTM
Perfil
Utiliza apenas metrô | 49,22% |
Utiliza apenas CPTM | 6,54% |
Utiliza ambos | 44,23% |
Avaliação dos serviços do metrô
Ótimo | 12% |
Bom | 48% |
Regular | 31% |
Péssimo | 9% |
Avaliação dos serviços da CPTM
Ótimo | 4% |
Bom | 31% |
Regular | 45% |
Péssimo | 20% |
Principais problemas no metrô
Superlotação | 69,98% |
Atrasos | 30,84% |
Falta de Segurança | 11,26% |
Manutenção dos trens (falta ou realizada nos finais de semana) | 8,89% |
Ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões | 8,54% |
Principais problemas na CPTM
Superlotação | 82,53% |
Atrasos | 48.03% |
Manutenção dos trens (falta ou realizada nos finais de semana) | 14.62% |
Falta de Segurança | 12,44% |
Ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões | 9,17% |
Usuários também relataram:
- 10,42% já foram assediados sexualmente no trajeto
- 44,79% entendem que os ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões atrapalham e incomodam
- 46,12% já compraram algum produto do comerciante informal dentro dos vagões
A pesquisa foi feita com 902 usuários do metrô e/ou da CPTM, entrevistados presencialmente entre 2 e 6 de setembro nos postos do Poupatempo Sé, Itaquera e Santo Amaro
Fonte: Procon SP
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