Estação da CPTM de SP é vandalizada em confronto entre seguranças e ambulantes

Vídeo mostra confusão, que teria começado após a apreensão dos produtos na estação Interlagos

São Paulo

Seguranças e vendedores ambulantes entraram em confronto na tarde desta sexta-feira (13), com quebra-quebra, na estação Primavera Interlagos da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona sul de São Paulo.

A confusão começou, segundo a CPTM, após a apreensão dos produtos de um vendedor ambulante.  O confronto e o vandalismo foram gravados por celular. 

Em um dos registros, uma voz masculina afirma que um ambulante foi agredido por agentes da estação durante uma abordagem. Segundo a CPTM, que nega a agressão, ele vendia produtos no local, irregularmente. “Tão [seguranças] atrasando um trabalhador. A gente tá no corre todo dia. Olha o papelão dos caras [agentes] aí. Bateram no parceiro nosso aí”, afirma.

Também é possível identificar um homem com a cabeça sangrando. 

Segundo as imagens, homens encurralam seguranças da CPTM, apesar de eles estarem com cassetetes em mãos.

As imagens também mostram um ambulante imobilizado por agentes em um canto da estação, logo após as catracas de acesso.

Durante a confusão, um suspeito aciona um extintor de incêndio, enquanto outros homens, um deles segurando um facão, partem para cima dos seguranças, que recuam e se protegem abrindo uma porta de metal. 

Briga CPTM
Ambulantes e agentes de segurança da CPTM entram em confronto, na tarde desta sexta-feira (13), na estação Primavera-Interlagos da linha 9-esmeralda - Reprodução

Na confusão, um dos agentes é atingido por um gradil. Enquanto o segurança tenta se defender, um homem retira o cassetete das suas mão, o golpeia duas vezes e depois corre. Este mesmo homem aparece, em outro momento, batendo com o objeto em uma catraca da estação.   

Ainda segundo as imagens, os homens jogam gradis contra o guichê onde são vendidos bilhetes, assustando uma mulher, que grita, além de quebrar o vidro de uma porta, também com um gradil, onde os seguranças haviam entrado para se proteger.

Não foi informado quantas pessoas teriam ficado eventualmente feridas, quais produtos foram apreendidos nem os prejuízos decorrentes da ação do grupo. A CPTM chamou a Polícia Militar.

O caso foi registrado no 101º DP (Jardim das Imbuias).

Resposta

Em  nota, a CPTM diz que "na tarde desta sexta-feira (13) uma equipe de vigilantes da CPTM visualizou um grupo de ambulantes na plataforma da estação Primavera-Interlagos em prática de comércio irregular". Segundo a companhia, com a chegada dos vigilantes, um dos ambulantes foi abordado e teve sua mercadoria apreendida e o restante do grupo conseguiu fugir. "No momento em que os vigilantes acompanhavam o homem para fora da estação, um grupo de 20 ambulantes que se encontrava na parte externa do local, vandalizou a estação e entrou em confronto com os vigilantes".
 
A nota diz que nesta quinta-feira (12), CPTM e Polícia Militar celebraram convênio com o objetivo de reforçar a segurança nas linhas. "Serão 445 vagas da DEJEM [Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar]. "A previsão é que o convênio entre em operação no início de janeiro com atuação em ocorrências nas plataformas e dentro do trem nos casos que envolvam crimes de furtos, roubos, assédio sexual e venda de bilhete ilegal. A fiscalização do comércio irregular continua sendo tarefa da equipe de segurança da CPTM que poderá solicitar a presença da PM em caso de confronto para garantir a segurança dos envolvidos e dos passageiros", diz. "Neste ano, entre janeiro e novembro, foram realizadas 73.809 ações de retenção, com apreensão de 2.240.812 itens. No mesmo período do ano passado, foram 46.242 ações e 1.869.181 produtos apreendidos."
 
"Em paralelo, 44 vendedores informais participaram no dia 4 do primeiro curso de capacitação do projeto-piloto da CPTM com o Sebrae para estimular a geração de emprego formal no sistema ferroviário", diz.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.