Restauração do Museu da Língua Portuguesa, em SP, está pronta

Local, junto à estação da Luz, no centro da capital paulista, será reaberto em junho de 2020

São Paulo

O governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (16) o fim das obras de restauração do Museu da Língua Portuguesa, que fica no prédio antigo da estação da Luz (centro).

O local foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e passou por reforma com custo total de R$ 81,4 milhões. Agora, o museu terá as peças instaladas prometendo mais interatividade.

Visita e entrega da obra do Museu da Língua Portuguesa, que pegou fogo em dezembro de 2015 - Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

Segundo o governo, agora começa a etapa antes da reinauguração, que inclui a instalação da museografia e a seleção da organização social responsável pela gestão do museu.

A reabertura está prevista para 25 de junho de 2020. Trabalhadores da obra, parceiros e professores serão convidados para um evento no dia 26, e a abertura para o público em geral será no dia 27.

De acordo com nota da gestão Doria, a restauração trouxe melhorias de infraestrutura e segurança contra incêndios, como a instalação de sprinklers (chuveiros automáticos). "O museu também terá certificação ambiental e atenderá de forma mais ampla a acessibilidade", diz o texto. 

Em quase 10 anos de funcionamento entre 2006 e 2015, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes, conforme o governo estadual.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.