Descrição de chapéu Centro

Policial civil é preso acusado de extorquir produtos de comerciantes de SP; veja o vídeo

Imagens de uma câmera de monitoramento mostram agente e comparsa apreendendo produtos de vítima

São Paulo

Um policial civil de 48 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (15) no Brás (centro de São Paulo), acusado de extorquir produtos de comerciantes da região. Além dele, um foragido da Justiça de 50 anos também foi preso acusado de ajudar o policial nos crimes. 

Segundo imagens de uma câmera de monitoramento, feitas por volta das 11h50 desta terça-feira (14), o policial e seu comparsa acompanham um comerciante retirando produtos de uma caminhonete e os transferindo para o carro usado pelos suspeitos um GM Meriva preto, com placas de Cajamar (Grande SP). As imagens estão sendo usadas na investigação.

De acordo com a Polícia Militar, vítimas procuraram o 13º Batalhão da corporação denunciando as apreensões ilegais e também extorsões feitas pela dupla de criminosos na região. Com a denúncia, também entregaram o vídeo, que mostra os suspeitos em ação. 

 

Com base nas imagens e nas placas do carro dos suspeitos, PMs foram ao Brás, na manhã desta quarta, e localizaram a dupla, que foi encaminhada à Corregedoria da Polícia Civil. Ao menos sete vítimas também foram ao local para prestar depoimento. 

Um cabo da PM afirmou que o agente da Polícia Civil e seu comparsa forjavam operações da Receita Federal e apreendiam ilegalmente mercadorias das vítimas, além de extorquir dinheiro delas.

Imagem de câmera de monitoramento mostra comerciante colocando produtos em carro que seria de policial civil no Brás (centro de São Paulo) - Reprodução
 

Foi apurado que o policial preso atua como agente no Ciap (Centro Integrado de Assuntos Prisionais). O comparsa dele já foi preso, segundo a polícia, por porte ilegal de armas e drogas, além de desacato. 

A PM lhes deu voz de prisão pelos crimes de extorsão e apropriação indébita. 

Extorsão lidera prisões

Entre janeiro de 2015 e julho de 2019, 58 policiais civis foram presos acusados de extorsão. Isso representa 17,4% das 333 prisões em geral realizadas pela Corregedoria da instituição no período. 

Considerando o total de prisões e o período, é como se um policial civil fosse preso a cada cinco dias no estado de São Paulo. Os dados foram conseguidos pela Agora via Lei de Acesso à Informação. 

A associação ao tráfico de drogas provocou 31 detenções, sendo que todas ocorreram em 2017. 
Violência doméstica e corrupção causaram a prisão de 16 policiais em cada caso, e o crime de organização criminosa resultou em 14 detenções.

Resposta 

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), confirmou a prisão do policial civil e acrescentou que ele "responderá procedimento administrativo disciplinar."

A pasta acrescentou que tanto o agente, como seu comparsa também presos, foram indiciados em flagrante por associação criminosa. O caso foi registrado pela Corregedoria da Polícia Civil. 

A Ouvidoria das polícias afirmou que iria instaurar um procedimento, para acompanhar as investigações sobre o caso, nesta quinta-feira (16). 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.