Descrição de chapéu Zona Sul

Pela primeira vez, Canção Nova assume paróquia de São Paulo

Padres, que tomaram posse diante de dom Odilo Scherer, estão à frente de igreja na zona sul

Fábio Munhoz

Em busca de atrair mais jovens para a Igreja Católica, a Arquidiocese de São Paulo escolheu dois padres da Canção Nova para liderarem a paróquia Santa Cândida, no Ipiranga (zona sul). Segundo o grupo religioso, esta é a primeira vez que a comunidade assume uma paróquia na capital.

A cerimônia de posse ocorreu no início deste mês e contou com a presença do arcebispo dom Odilo Scherer. O novo pároco é Anderson Marçal, 42. Paulistano, é padre desde 2007, mas integra a comunidade Canção Nova desde 2000. O vigário, João Gualberto, tem 61 anos e atuou na diocese de Ribeirão Preto (313 km de SP).

Marçal evita falar em mudanças, mas admite haver diferenças em relação a seus antecessores. "O padre que estava até então era diocesano. Eu sou um padre Canção Nova, que tem um carisma próprio. Há uma continuidade, mas com um carisma diferente."

Novo pároco na Igreja Santa Cândida, no Ipiranga, Anderson Marçal, 42, é paulistano, padre desde 2007 e integrante da Canção Nova desde 2000 - Rubens Cavallari/Folhapress

Entre essas novidades, diz o sacerdote, está a "espontaneidade no modo de rezar". Os ritos, porém, não sofrem grandes modificações.

"Nós somos padres da Igreja Católica, antes de termos um carisma próprio da Canção Nova. Somos obedientes às prescrições litúrgicas e canônicas. Então, não existe nenhuma diferença no modo de celebrar. O diferencial é que, diante da realidade dos carismas, existem particularidades próprias."

Um dos principais expoentes do grupo é o padre superstar Fábio de Melo, que possui programa na TV Canção Nova.

Quanto à possibilidade de aproximação com a juventude, Marçal diz ter esperança de que isso aconteça. "A Canção Nova nasceu dos jovens para os jovens, para formar homens e mulheres para o mundo novo. E esses homens, muito mais do que jovens em idade, são jovens em espírito", afirma.

Responsável da Canção Nova em São Paulo, Rodrigo Luiz dos Santos acrescenta que, mais do que rezar, a comunidade tem a missão de estar próxima ao povo. Para isso, ele cita uma frase atribuída a São Francisco de Assis: "Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras".

"É muito mais do que falar, mostrar que ficamos felizes em servir a Deus e nos unirmos para algo bom", conta.

A Arquidiocese de São Paulo foi procurada pela reportagem para comentar o assunto, mas não se manifestou.

Movimento conta com padres cantores

A Comunidade Canção Nova foi criada em 1978 pelo monsenhor Jonas Abib e segue as linhas da RCC (Renovação Carismática Católica), movimento que surgiu no Brasil em 1967 e que teve como objetivo modernizar a atuação da Igreja.

Entre os principais destaques da RCC no Brasil estão os padres cantores e os rituais mais animados, que fogem dos modelos mais conservadores. Para ficar mais próxima dos jovens, a Canção Nova promove um acampamento anual em sua sede, em Cachoeira Paulista (212 km de SP). Além das rezas, o evento conta com alguns shows de artistas católicos. 

A comunidade também possui emissoras de rádio e de televisão - que conta com programa semanal do padre Fábio de Melo -, além de ser bastante ativa nas diversas redes sociais. 

O padre Fábio de Melo é um dos destaques da Canção Nova - Globo

Doutorando em Teologia Bíblica, o professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) João Cláudio Rufino destaca que a maneira de a Canção Nova se comunicar com a comunidade é um dos diferenciais do grupo.

"Gera um impacto grande dentro da juventude Católica, sobretudo com os meios de comunicação e os grandes modelos de evangelização que ela propõe", conta.

Missas estão um pouco mais  descontraídas, afirma fiel

Frequentador da Paróquia Santa Cândida desde 1984, o professor Charles Dib, 56, aprovou a troca no comando. "Esta paróquia estava muito parada, mas agora eles [os novos padres] estão ressuscitando."
Para ele, a principal diferença é que os novos sacerdotes "falam mais de Deus e explicam o Evangelho". "Os outros só ficavam dando bronca", lembra o frequentador. Dib considera ainda que as missas passaram a ser mais "descontraídas".
Uma catequista que presta serviços à paróquia afirma que já é possível constatar um aumento no número de jovens no local. Um grupo da juventude, inclusive, definiu que fará reuniões todas as quintas-feiras na igreja, a partir das 19h.

 

O que é a Canção Nova

É uma comunidade que segue a linha da Renovação Carismática, movimento criado na década de 1960 para modernizar a Igreja Católica

Quando foi criada

  • 2 de fevereiro de 1978

Característica principal

  • A evangelização através dos meios de comunicação

Referência

  • Padre Fábio de Melo

Diferença para a Igreja Católica tradicional:

  • Conforme explica o padre Anderson Marçal, até a década de 1970, as congregações eram masculinas ou femininas e restritas a padres ou freiras. "A partir da Canção Nova, milhares das chamadas 'Novas Comunidades' nasceram com um diferencial de terem a mesma consagração, os mesmos compromissos, porém, cada um no seu estado de vida: o padre, a freira, o leigo, a leiga, o solteiro, o celibatário e as famílias"

Diferenciais

  • Proximidade com a juventude
  • Menos formalidade
  • Ênfase na comunicação em massa

Principal evento

  • Acampamento PHN (Por Hoje Não), que reúne dezenas de milhares de jovens anualmente na sede da comunidade. Além de rezas, há shows de artistas católicos tocando ritmos do momento

Meios de Comunicação

  • TV Canção Nova, Rádio Canção Nova (FM 89,1, em Cachoeira Paulista), canal no YouTube com transmissões ao vivo e páginas nas redes sociais

Fundador

  • Monsenhor Jonas Abib. Hoje, aos 83 anos, possui um perfil no Instagram com mais de 300 mil seguidores.

Sede

  • Cachoeira Paulista (SP) 

Número de integrantes

  • 1.423 missionários

Na capital

  • Paróquia Santa Cândida
  • Avenida Dr. Ricardo Jafet, 769 - Ipiranga

Fonte: Comunidade Canção Nova

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.