Procon vai fiscalizar distribuição de canudo plástico no Carnaval de SP

Desde a última quarta-feira, produto não pode mais ser oferecido para consumidores em todo o estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Agentes do Procon-SP vão fiscalizar bares, restaurantes e lanchonetes, entre outros estabelecimentos, que estiverem fornecendo canudos plásticos aos clientes durante o Carnaval no estado de São Paulo.

Canudo biodegradável em balcão de lanchonete no centro de São Paulo; produtos de plástico estão proibidos de serem distribuídos no estado - Rivaldo Gomes - 20.fev.20/Folhapress

Em uma primeira visita aos comerciantes, a fiscalização será para orientar. Na segunda, constatando-se a infração, o comércio será autuado.

As empresas de grande porte que apresentarem infração, no entanto, serão autuadas de imediato.

Durante os dias de folia, os fiscais recolherão amostras de canudos plásticos, caso sejam flagradas nos locais visitados.

Desde a última quarta-feira (19), a lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos nos comércios está valendo no estado de São Paulo.

O descumprimento da lei estadual implicará ao infrator multa a partir de R$ 530,60. A cada reincidência, o valor dobra e pode chegar a R$ 5.306.

A maioria dos comércios visitados na região central pelo Agora, na quinta-feira (20), porém, já substituiu o canudo plástico pelo biodegradável.

No caso da capital paulista, comerciantes e consumidores precisam se adaptar para uma lei maior. A partir de janeiro de 2021, também será proibida a distribuição de outros produtos descartáveis de plástico,  como copos, pratos, talheres, agitadores de bebidas e varas para balões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.