Radares estão adaptados para multar as novas placas em SP

Modelo Mercosul é obrigatório desde o último dia 31 para veículos novos

Fábio Munhoz

Os equipamentos de fiscalização eletrônica de São Paulo já estão configurados para aplicar multas nos veículos que possuírem as novas placas de identificação de acordo com o padrão do Mercosul, obrigatórias desde o último dia 31.

Na capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que os 893 radares espalhados pela cidade têm condição de efetuar os autos de infração para os dois modelos de placas --o antigo, com três letras e quatro números, e o novo, com quatro letras e três números. 

Nas rodovias estaduais paulistas, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) afirma que os 1.370 radares (entre fixos e móveis) também estão configurados para autuar os veículos com as novas placas.

Nova placa de carros do padrão Mercosul
Nova placa de carros do padrão Mercosul - Detran-RS/Divulgação

"Tecnicamente, não houve alterações nos equipamentos, mas sim nas aplicações de software para processamento dos dados coletados", diz o departamento.

As novas placas permitem mais de 450 milhões de combinações diferentes, 160% mais que o modelo anterior.

A nova placa passou a ser obrigatória para todos os veículos novos, que receberem novo emplacamento ou cujo registro trocar de município. A mudança serve também se o veículo mudar de categoria ou se a placa for roubada, furtada ou estiver danificada.

Com Folha

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.