Como lidar com os sintomas de ansiedade e depressão

Eles são normais em situações atípicas, como a quarentena e o isolamento social pela Covid-19

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, o estado de São Paulo está em quarentena e a recomendação é que todas as pessoas fiquem dentro de suas casa. Com o isolamento social, essas mudanças podem gerar dificuldades de adaptação para algumas pessoas, como sintomas relacionados à saúde mental.


“É muito normal [as pessoas] sentirem determinados sintomas neste momento. Não significa que vão ter um quadro patológico de transtorno mental”, explica Graça Maria Ramos de Oliveira, psicóloga do IPq (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). “Caso a pessoa não tenha vulnerabilidade para desenvolver ou um diagnóstico anterior ao isolamento, não é esperado que esses transtornos surjam.”

ilustração da matéria do viva bem de 29 de março sobre ansiedade e depressão
Quadros clínicos de ansiedade ou depressão só são diagnosticados por profissionais de saúde mental - arte agora


Segundo a psicóloga, situações difíceis e repentinas, como um desastre, mudam o cotidiano. Assim, é possível que a pessoa tenha sintomas de ansiedade e depressão, que afetam tanto o corpo físico (como náusea, tremores, dores de cabeça e tontura) quanto a parte cognitiva (como dificuldade de concentração, falta de atenção e descuido pessoal).


Denise Pará Diniz, psicóloga comportamental e coordenadora do setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lembra que a ansiedade é um estado que ajuda a impulsionar as atividades do dia. Além disso, o ser humano tem sintomas de depressão em alguns momentos, como quando passa por uma grande perda, por exemplo.


“Tem que tentar lidar com isso para que não tenha consequências a longo prazo”, afirma Diniz.
A diferença entre a normalidade e um quadro grave é a intensidade e a frequência que esses sintomas aparecem. Ela ressalta que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico.


Neste momento de quarentena pela Covid-19, a doutora explica que as pessoas devem gerenciar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Ela sugere a organização de uma nova rotina, conversar virtualmente, consumir informação com responsabilidade, fazer o que gosta, praticar exercícios e se alimentar bem, ou seja, encontrar qualidade de vida.


As psicólogas reforçam a importância de prestar atenção nos sintomas dia a dia e, se for necessário, consultar um médico.

Observar os pensamentos é importante

A psicóloga Denise Pará Diniz explica que sintomas de depressão e ansiedade podem ocorrer quando a pessoa entra em um processo de estresse, ou seja, há um esforço para se adaptar a uma grande mudança.


Segundo Diniz, o autoconhecimento é muito importante para lidar com isso. “A boa notícia no meio da pandemia é que você controla os seus pensamentos”, diz.


Por exemplo, em vez de pensar no que gera medo, vale lembrar que os cientistas irão conseguir uma solução para o vírus. Assim, as emoções que virão serão menos intensas e podem não afetar sua saúde.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.