Especialistas dão dicas de como idosos podem lidar com a quarentena do coronavírus

Atividade física, jogos para exercitar a mente e alimentação saudável são importantes

São Paulo

Se ter que ficar em casa é uma realidade para muitos brasileiros, por que não aproveitar a quarentena para manter ou até começar uma rotina de atividades para manter o corpo e a mente ativos? Especialistas ouvidos pela reportagem ressaltaram que é possível manter o distanciamento social e aproveitar as horas livres para fazer exercícios físicos, atividades de lazer ou botar o papo em dia com os amigos em uma vídeo chamada pelo celular. O que não pode, dizem eles, é ficar sentado o dia inteiro no sofá assistindo a TV e comendo mais do que deve, principalmente alimentos industrializados.

A educadora física Teresinha Alves de Jesus, de 66 anos, ensina uma forma de alongamento de pescoço na sala de sua casa, diante de um celular. Ela grava vídeos com aulas de dança e alongamento e enviando para suas alunas, a maioria com mais de 60 anos
A educadora física Teresinha Alves de Jesus, 66 anos, grava vídeos com aulas de dança e alongamento e enviando para suas alunas, a maioria com mais de 60 anos - Rubens Cavallari/Folhapress

O geriatra Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo, ressalta que ficar em casa não pode ser sinônimo de ficar parado. Exercícios de alongamento, de equilíbrio e de força, para quem pode, é possível fazer na sala, por exemplo. E até o corredor ou os batentes das portas podem ser aliados na atividade física.

Antes de sair correndo pela casa, os idosos devem ouvir os alertas de especialistas. Segundo o personal trainer Luiz Américo Bravo, profissional de educação física da Qualitè Vie, é importante ficar atento às limitações de seu corpo neste momento. As atividades sugeridas não são indicadas para quem tiver problemas nas articulações ou de mobilidade, por exemplo. Outro ponto de atenção é retirar do local onde for se exercitar qualquer móvel, objeto ou tapetes que possa provocar um acidente.

Para quem não pode se exercitar com o corpo, o geriatra recomenda exercícios para a cabeça. “O ideal é fazer algo que desafie sua mente mais do que assistir a TV, o que é ação passiva”, afirma. Como sugestão, o geriatra recomenda palavras-cruzadas, sudoku ou caça-palavras. No celular, também é possível baixar aplicativos com jogos para ativar o cérebro, como o “Mente Turbinada”.

Os jogos de tabuleiro, de cartas ou o dominó também são alternativas que ajudam na interação familiar.
Outro cuidado que os idosos devem ter durante a quarentena é com a alimentação. A nutricionista Hanna Ferraz Martiniano ressalta que estocar comida pode ser uma cilada para uma alimentação saudável. Além de correr o risco de perder a validade, bolachas, salgadinhos e congelados, por exemplo, não têm os nutrientes necessários.

E sobre as receitas milagrosas para aumentar a imunidade, ela faz um alerta. “Para ter uma boa imunidade é preciso fazer da alimentação saudável um hábito e não durante um período para enfrentar uma doença”, afirmou.

Como se manter ativo na quarentena

Atividades físicas

  • Cole uma fita crepe no chão e ande em linha reta com um pé colado na frente do outro. Se estiver fácil, faça de olho fechado. Depois, fique o máximo de tempo possível se equilibrando em um pé só. Faça as atividades no corredor para que, em caso de desequilíbrio, tenha onde se apoiar
  • Sente e levante da cadeira: faça duas séries de dez repetições cada
  • Apoie no batente da porta e levante e abaixe o calcanhar do chão: faça três séries de dez repetições cada
  • Sente na cadeira e levante os joelhos e os pés juntos: faça duas séries de 15 repetições cada
  • Com um pacote de um quilo de açúcar, feijão ou arroz, levante o braço lateralmente até a altura do ombro: faça duas séries de 10 repetições cada. Faça um braço de cada vez
  • Se possível, caminhe no entorno de casa ou dentro do condomínio
  • É importante ficar atento às limitações de seu corpo neste momento. As atividades sugeridas não são indicadas para quem tiver problemas nas articulações ou de mobilidade

Nutrição

  • Evite comprar alimentos em grandes quantidades, pois podem perder a validade
  • Compre frutas verdes para amadurecer em casa
  • Invista em tubérculos, como batata, inhame e mandioca, que duram mais
  • Beba água para manter-se hidratado

Outras dicas

  • Crie uma rotina diária, como acordar, tomar banho, trocar de roupa e iniciar atividades
  • Evite passar o dia de pijama
  • Evite passar o dia todo assistindo ou lendo o noticiário
  • Faça vídeo chamadas para amigos e familiares
  • Cuide das plantas e do jardim, se tiver
  • Organize armários, gavetas e dispensas

Fontes: geriatra Paulo Camiz, nutricionista Hanna Ferraz Martiniano, educador físico Luiz Américo Bravo e psicóloga Daniela Bernardes

Professora grava vídeos e manda para alunas

A atitude da professora de ritmos Teresinha Alves de Jesus, 66 anos, é um exemplo de que é possível ficar em quarentena mas de forma ativa e divertida. Após alguns dias sem dar aulas e sentindo falta dos exercícios, ela gravou vídeos e os enviou por WhatsApp para suas alunas, a maioria com mais de 60 anos.

“Eu estava em casa sem poder sair e sem poder receber ninguém. Então eu pensei que minhas alunas estavam passando pelo mesmo que eu e resolvi gravar os vídeos com a ajuda da minha filha. Não podemos ficar o dia todo sentadas, vendo TV e comendo. Minhas alunas amaram. Recebi várias mensagens de agradecimento”, afirmou.

Uma das alunas, a dona de casa Maria Aparecida de Oliveira, 68 anos, a Cidinha, disse que foi maravilhoso receber os vídeos. “Eu amei porque percebi que ela se preocupou com a gente que está em casa, sem muita opção do que fazer”, afirmou Cidinha, lembrando que nesses primeiros dias de quarentena já havia lavado cobertores e limpado todos os armários da casa por dentro e por fora. “Não podemos ficar parados se não a gente pira”, disse.

Já o aposentado Gilberto Maichin, 74 anos, não está achando muito ruim ter que ficar em casa sem fazer nada. Antes da quarentena, ele costumava sair para ir ao banco, à farmácia, ao supermercado e à igreja três vezes na semana. Agora, disse que parece que está amarrado no pé do sofá. “Parece que estou de castigo. A única coisa boa é que sempre tem uma [cerveja] gelada na geladeira”, disse.

Maichin conta que aproveita o tempo para conversar pelo WhatsApp com os amigos do coral da igreja. “Eu estou fazendo a minha parte: estou em casa”, disse.

Psicóloga indica estímulos para prevenir a depressão

Manter a mente e o corpo ativos não é apenas uma forma de passar o tempo durante a quarentena. Segundo a psicóloga Daniela Bernardes, do Residencial Club Leger, instituição de atendimento e acolhimento de idosos, fazer atividades físicas e estimular o cérebro são formas de prevenir doenças emocionais. Já o contrário, quando não há estímulos, a angústia e a tristeza tendem a aumentar.

“Situações de estresse sempre ocorrem, mas quando não sabemos administrar as emoções que acontecem por um longo período, elas podem provocar tristeza e angústia”, afirma. A psicóloga ressalta que entre os idosos essa situação pode ter efeito ainda maior porque muitos não conseguem ou não sabem expressar o que sentem.

Para manter a mente e o corpo ativos, Daniela disse que é necessário estabelecer uma rotina, seja para trabalhar em casa ou para organizar a vida. É preciso tirar o pijama, tomar banho, pentear o cabelo e trocar de roupa, mesmo que as atividades sejam realizadas em casa. Entre as atividades de lazer, ela sugere filmes antigos, ver e organizar os álbuns de fotografia, arrumar as plantas e o que mais possa ser feito em família

Ana Maria Braga dá bronca em velhinho teimoso

Idosos famosos também estão se resguardando em suas casas e mandando recado para que os que puderam façam o mesmo. Na segunda-feira (23), a apresentadora Ana Maria Braga, 70 anos, usou sua conta no Instagram para chamar a atenção de “senhorzinhos, senhorinhas, lindos, que estão teimando em sair por aí, para ir no mercadinho e achar que não tem problema nenhum”. “Tomem cuidado, se cuidem e fiquem em casa”, afirmou a apresentadora do “Mais Você”.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.