Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Veja as respostas às dúvidas mais comuns sobre o coronavírus

Saiba mais sobre a doença, as formas de contágio e o tratamento

São Paulo

O primeiro caso do novo coronavírus foi identificado em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Desde então, a transmissão da Covid-19, nome dado à doença causada pelo vírus que provoca infecções respiratórias, se espalhou por todos os continentes, deixando milhares de mortos pelo caminho.

Em março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o surto uma pandemia, indicando que a doença se espalhou por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

No dia 17 de março, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte de Covid-19 no Brasil, um homem de 62 anos, com diabete e hipertensão e sem histórico de viagem ao exterior. Em cinco dias, o número de mortes pela doença no estado subiu para 15 e foi decretada uma quarentena.

A pergunta de todos é "como posso me prevenir?" A orientação do Ministério da Saúde para reduzir o contágio da doença é lavar bem as mãos e evitar aglomerações, saindo de casa somente se for inevitável.

Segundo o órgão federal, com base na evolução dos casos no Brasil até o momento, sem a adesão a essas recomendações, o número de casos da doença pode dobrar a cada três dias.

A reportagem ouviu os infectologistas Cláudio Gonsalez e Jamal Suleiman e a sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospial Emílio Ribas, e consultou o Ministério da Saúde e o virologista Amílcar Tanuri, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para esclarecer as principais dúvidas sobre o novo coronavírus.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.