Descrição de chapéu Coronavírus Zona Sul

Comerciantes da capital paulista já se preparam para reabertura gradual

Limpeza e reposição de estoque estão entre as prioridades

São Paulo

Mesmo sem a confirmação de quando a Prefeitura de São Paulo poderá autorizar a reabertura de alguns estabelecimentos, após autorização anunciada pelo governo estadual na quarta-feira (27), alguns comerciantes já se antecipam à decisão limpando suas lojas e preparando-se para uma eventual retomada nos negócios.

Por volta das 13h desta sexta-feira (29), cinco trabalhadores de uma autoescola limpavam a fachada do estabelecimento e também cadeiras, dispostas na calçada do comércio, na avenida Cupecê, região de Cidade Ademar (zona sul).

O empresário Gabriel Aparecido, 23 anos, ajudava na faxina, durante a qual explicou que irá deixar seu estabelecimento já pronto para uma eventual possibilidade de reabertura, mesmo que o ramo dele não conste ainda entre os anunciados pela gestão Bruno Covas (PSDB).

Com as portas fechadas desde 20 de março, Aparecido admitiu estar ansioso para voltar à rotina de trabalho. “Já instalamos uma pia com torneira para clientes lavarem as mãos logo na entrada, e também já higienizamos nossa frota de veículos, além de criar um sistema para manter os carros sempre limpos”, garantiu.

Funcionários fazem faxina em autoescola, na zona sul da capital paulista, na tarde desta sexta-feira (29) - Rubens Cavallari/Folhapress

Aparecido administra três autoescolas na zona sul, todas fechadas desde o início da pandemia da Covid-19, e nas quais trabalham cerca de 40 funcionários. Ele afirma não ter demitido nenhum colaborador durante a pandemia. “Usei quase todas minhas reservas [de dinheiro]. Quando puder voltar a trabalhar, acredito que vamos recuperar o que perdemos [em decorrência da quarentena] em uns seis meses”, estimou.

Na mesma avenida, a vendedora Fátima dos Santos, que se negou a informar a idade, descansava em frente à loja de roupas em que trabalha e onde havia acabado de fazer uma faxina. “O prefeito [Bruno Covas] falou que vai reabrir os comércios. Então, já estamos preparando o terreno para voltar a trabalhar.”

Ela acrescentou que, neste fim de semana, sua patroa iria comprar roupas, de moda outono-inverno, para abastecer o estoque do comércio.

Reabertura não ocorre no dia 1º, diz a prefeitura

A Prefeitura de São Paulo começa a receber na segunda-feira (1º) protocolos enviados por associações ligadas a comerciantes, para avaliar a possibilidade da reabertura gradual de estabelecimentos na cidade.

Segundo o governo municipal, neste momento serão analisadas as propostas de estabelecimentos ligados aos setores imobiliário, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings. A quarentena, acrescentou a prefeitura, segue normalmente na cidade, sendo permitida apenas a abertura dos estabelecimentos considerados essenciais até o momento.

“Nada na cidade reabre a partir do dia 1° de junho. Nesta data, nós passamos a receber os protocolos setoriais considerados mínimos já acordados com o Governo do Estado de São Paulo", afirmou o prefeito Bruno Covas, durante entrevista coletiva, nesta sexta, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado.

O tucano acrescentou que os protocolos determinam condutas como o distanciamento social, higiene, a orientação necessária para os clientes sobre medidas de prevenção, horários alternativos de funcionamento, possibilidade de agendamento para atendimentos, além de questões de fiscalização.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.